Guia de Profissões

Neurologista

Ele trata as doenças do sistema nervoso e faz cirurgias delicadas como a de retirada de tumores cerebrais.

A Neurologia é uma especialidade médica que trata das doenças que afetam o sistema nervoso. Entre as principais patologias tratadas pelo neurologista estão as chamadas degenerativas, que causam progressivamente lesões irreversíveis nas células neuronais.

A atuação deste médico é ampla, envolvendo o diagnóstico e o tratamento de doenças inflamatórias, infecciosas e vasculares, que afetam o cérebro, e a epilepsia, além do diagnóstico e tratamento dos pacientes com tumores cerebrais.

Uma das opções de trabalho é a área clínica, atendendo os pacientes em consultórios e hospitais. Muitos dos problemas tratados por este especialista ainda não têm cura, como o mal de Alzheimer, a esclerose múltipla e o mal de Parkinson. Por isso, em muitos casos, o clínico deve aprender a conviver com a frustração de só poder prescrever tratamentos paliativos.

Outra opção da área é a neurocirurgia, em que o profissional trabalha em parceria com o neurologista clínico, que decide sobre a necessidade de realizar uma operação. Uma das neurocirurgias mais delicadas e demoradas é a dos tumores cerebrais, que exigem muito deste médico e podem estender-se por várias horas.

Além das disciplinas básicas da Medicina – Biologia, Química, Bioquímica e Microbiologia –, é importante que o neurologista tenha conhecimentos de Física e Informática. Isso porque é comum, na área da neurocirurgia, que as operações sejam acompanhadas por um físico, que monitora as atividades realizadas por meio de um computador. A compreensão desse trabalho por parte do neurocirurgião é fundamental para que tenha o controle total da operação. Conhecimentos de Radiologia e Clínica Médica também são fundamentais na formação do neurologista e do neurocirurgião. Neurologista

Mercado

Estável. A demanda por esse profissional é grande, mas há muitos médicos com esta especialidade atuando no país.

Opções de trabalho

• Especializar-se em cirurgias e atuar em hospitais.
• Dedicar-se à área clínica em consultórios, hospitais ou prontos-socorros.
• Dar aulas em universidades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 3 anos de residência em Neurologia ou 4 anos de residência em Neurocirurgia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Neurologia: Hospital de Base do Distrito Federal-Brasília/DF; UFMG-Belo Horizonte/MG; Hospital das Clínicas-Recife/PE; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Unifesp-São Paulo/SP; em Neurocirurgia: Hospital de Base do Distrito Federal-Brasília/DF; UFMG-Belo Horizonte/MG; Hospital Universitário Evangélico de Curitiba-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Unifesp-São Paulo/SP.