Home » Guia de Profissões » Engenheiro Eletrônico

Engenheiro Eletrônico

Engenheiro eletrônico

Ele desempenha importante papel em diversas áreas, como telecomunicações, automação industrial e bioeletrônica, e é um dos profissionais mais disputados do mercado. 

A engenharia eletrônica é um ramo da engenharia elétrica em que se realizam projetos, construção e manutenção de equipamentos eletrônicos e digitais, como computadores, aparelhos de televisão, redes telefônicas etc. Sua área inclui também o planejamento e a implantação de processos de automação industrial. Atualmente, os engenheiros com essa formação têm um campo de trabalho bastante amplo. Suas tarefas vão desde a criação de peças de um equipamento simples, como um telefone fixo ou um forno microondas, até a elaboração e o desenvolvimento de uma complexa estrutura para automatizar a produção de uma fábrica. Podem dedicar-se também à elaboração de técnicas de execução de aparelhos e sistemas, bem como de sua instalação, manutenção e reparação.

Habilidade com números, domínio dos princípios da Mecânica e da Física, além de boa coordenação motora e meticulosidade, são características importantes nesse ramo da engenharia. Física, Matemática, Automação Industrial, Microeletrônica são algumas das matérias abordadas durante os cursos da área. Em muitas faculdades, o aluno é aprovado em Engenharia Elétrica e faz a opção por Eletrônica (ou Eletrotécnica) no terceiro ano.

Outras enfatizam a subárea das Telecomunicações. As escolhas são variadas, mas as possibilidades de emprego para os recém-formados, independentemente da opção, são bastante promissoras, principalmente porque esse engenheiro é quem oferece suporte tecnológico e material para a globalização do planeta. Porém, para manter-se no mercado, a atualização constante é item obrigatório.

Mercado

Em alta. As diversas aplicações da engenharia eletrônica no desenvolvimento de novas tecnologias apontam para boas possibilidades de emprego. 

Opções de trabalho

• Atuar em empresas de informática e telecomunicações.
• Desenvolver projetos na indústria de equipamentos eletrônicos.
• Dedicar-se à pesquisa científica. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00. 

Formação

10 semestres.

Bacharelado em Engenharia Eletrônica: UCPel-Pelotas/RS; em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica: Utam-Manaus/AM; PUC-Belo Horizonte/MG; UFMG-Belo Horizonte/MG; Inatel-Santa Rita do Sapucaí/MG; UFU-Uberlândia/MG; UPE-Recife/PE; UEL-Londrina/PR; Faculdade da Cidade-Rio de Janeiro/RJ; IME-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Rio de Janeiro/RJ; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Universidade Veiga de Almeida-Rio de Janeiro/RJ; UPF-Passo Fundo/RS; Unip-São Paulo/SP; USF-Itatiba/SP; Escola de Engenharia de Lins-Lins/SP; Unip-Campinas/SP; Unip-Ribeirão Preto/SP; Unisanta-Santos/SP; FEI-São Bernardo do Campo/SP; EEM-São Caetano do Sul/SP; Faap-São Paulo/SP; USJT-São Paulo/SP; PUC-São Paulo/SP; PUC-Belo Horizonte/MG.


Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o