Home > Guia de Profissões > Engenheiro Eletrônico

Engenheiro Eletrônico

Os profissionais na área de engenharia eletrônica contam com espaços em qualquer tipo de setor que necessite de especialistas na área de processamento de sinais e informação, bem como o desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos.

Este é um curso que exige muito dos alunos, são cinco anos de muito estudo, fórmulas e cálculos ao longo de sua formação. Em contrapartida a carreira é bastante promissora. O profissional que estiver habilitado no curso acaba encontrando um espaço em qualquer setor que precise de especialistas para o desenvolvimento de muitos tipos de equipamentos.

Sobre o curso de engenheiro-eletrônico

Este curso de habilitação é voltado ao grau de bacharelado e possui uma duração equivalente de cinco anos. Este tipo de formação acabou nascendo de uma vertente do curso de Engenharia Elétrica, e tem como objetivo e foco o estudo da eletricidade voltada a produtos eletroeletrônicos, circuitos integrados, bem como placas de circuitos impressos. Estes são componentes que são encontrados em computadores e máquinas diversas.

Durante os primeiros anos de curo, existem conteúdos voltados a matérias de ciências exatas como matemática, física, química, e geometria. A computação tem a sua origem na área de Eletrônica, e por este motivo são muitas as matérias relacionadas a esta área durante o curso.

Depois dos períodos de formação básica em engenharia-eletrônica os alunos tem um maior contato com matérias específicas de eletrônica, entre elas os circuitos elétricos, os sistemas digitais, e afins.

Engenheiro eletrônico

O que faz este profissional?

O profissional formado na área de Engenharia Eletrônica conta com um grande campo diferenciado de atuação. A partir disto ele poderá trabalhar nas empresas de setores de eletroeletrônica, tecnologia de informação, além é claro do ramo de produção e indústria.

Este profissional poderá ainda instalar, operar e fazer a manutenção de sistemas e equipamentos diferenciados.

O profissional ainda desenvolve sistemas de geração, estuda a viabilidade econômica dos projetos e sistemas embarcados.

Mercado de trabalho

Para este profissional o mercado de trabalho está em expansão, além de áreas de transmissão tradicionais e distribuição da energia elétrica, existe uma grande procura por engenheiros em centros de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Instituições

As melhores instituições que oferecem este curso são:

  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) – Privada
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT) – Privada – em São Paulo
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Pública
  • Universidade de Brasília (UNB) – Pública