Filósofo

A figura do filósofo acabou se tornando bastante presente no dia a dia das pessoas, mas de uma maneira um tanto quanto romantizada ou estereotipada. Ainda é a grande a quantidade de pessoas que pensam que a tarefa do filósofo é apenas ficar pensando ou divagando sobre as questões da vida. Mas o filósofo acaba tendo uma série de atribuições em nossas sociedades.

Em termos de objetivo principal do filósofo, eles estão sempre em busca do entendimento sobre as coisas da natureza e as ideias, que podem acabar tendo um impacto fundamental nas práticas sociais, o que, por sua vez, acaba tendo um impacto significativo na sociedade.

Existem diversos ramos da filosofia que podem acabar sendo seguidos pelos profissionais que se formam nesta área. Existe a filosofia que está interessada em entender os limites da ciência, ou então entender as decisões políticas, ou ainda os valores humanos, as artes, e uma série de outras áreas onde a filosofia pode ser aplicada.

Para que as pessoas possam conseguir se tornar filósofas, é fundamental que elas tenham capacidade de raciocínio analítico. Pode ser simples afirmar que qualquer pessoa acaba tendo a capacidade de raciocinar, mas nem sempre as pessoas conseguem se afastar a ponto de analisar as questões com um certo distanciamento.

Filósofo

Além disso, estes profissionais também podem acabar tendo um sendo de observação, para olhar e realmente enxergar o que está acontecendo em uma determinada situação, analisando as relações entre as pessoas, ou então as decisões que são tomadas para as mais variadas questões.

Opções de trabalho e mercado

O mercado de trabalho dos profissionais que se formam em filosofia pode ser considerado como estável no Brasil. Durante muitos anos, todo mundo que se formava em filosofia acabava tendo, como caminho de carreira, as escolas e universidades, ou outras instituições de ensino. Mas nos últimos anos estão surgindo uma série de outras possibilidades para estes profissionais.

O setor privado está passando a olhar para o profissional formado em filosofia com outros olhos. Muitas empresas estão contratando formados em filosofia, para atuar em áreas como ética institucional, que acaba sendo importante para determinadas organizações definir o certo e o errado nas relações profissionais e empresariais.

Remuneração

Não existem informações sobre os vencimentos médicos dos filósofos que trabalham para empresas privadas, prestando consultorias. Mas na carreira educacional, a média inicial fica em torno dos R$ 1,4 mil.

Formação

O curso de filosofia pode ser encontrado com uma certa facilidade no Brasil, com duração média de 8 semestres.