Geólogo

O geólogo é um profissional que pode ser considerado como uma espécie de cientistas, especialmente em relação a natureza do trabalho dele. Existem várias funções que estão diretamente atribuídas a este profissional, sendo que uma das principais é a análise das riquezas minerais, bem como estudos de impacto ambientais que podem ser provocados a partir das mais variadas atividades ou obras.

Publicidade

O Brasil é considerado como um território de fundamental importância para a atuação dos geólogos, especialmente pelo grande tamanho do território. Por conta disso, os geólogos acabam tendo uma grande quantidade de locais que poderão ser explorados.

Mas o que acontece no Brasil é que, na grande maioria das épocas do ano, sobram vagas e acabam faltando profissionais realmente qualificados para assumir as variadas vagas que costumam ser abertas como um geólogo. Além disso, determinadas áreas acabam exibindo profissionais que se especializam, como é o caso da geologia ambiental ou hidrogeologia. Nestes casos, as quantidades de vagas no mercado costumam ser ainda maiores.

Geólogo

Publicidade

Os geólogos podem trabalhar tanto em campo, nos processos de estudos e de escavações, e também podem acabar trabalhando dentro dos escritórios, ao realizar estudos e viabilizar projetos. Mas, em qualquer um dos casos, este profissional está sempre sendo desafiado a empregar os mais variados conhecimentos científicos para entender o solo que está estudando.

Opções de trabalho e mercado

No Brasil o mercado para os geólogos pode ser considerado em alta. Além da grande quantidade de novas vagas que acabaram surgindo nos últimos anos, especialmente na indústria petrolífera, o país ainda continua formando poucos profissionais. Portanto, quem se forma no curso de geologia geralmente consegue encontrar vagas com uma certa facilidade.

As áreas ambientais e de mineração, portanto, acabam reunindo a maior quantidade de vagas e oportunidades de trabalho para os profissionais que se formam no curso de geologia. O setor público, de um modo gera, acaba se tornando um dos principais empregadores para estes profissionais. Portanto, os geólogos também devem se preparar para enfrentar os concursos públicos.

Já as empresas de consultoria, principalmente aquelas que realizam o estudo de impacto ambiental, também acabam representando um bom caminho para quem deseja trabalhar como geólogo.

Uma outra área de atuação interessante é a de pesquisas científicas, ou então a de professor em universidades.

Remuneração

O salário inicial médio de um, geólogo fica em torno dos R$ 2,1 mil.

Formação

O curso superior de geologia tem duração de 10 semestres.