Home Guia de Profissões > Meteorologista

Meteorologista

A preocupação que as pessoas acabam tendo com as condições climáticas é tão antiga quanto a própria existência da humanidade. Afinal de contas, o clima acaba sendo realmente de fundamental importância para os mais variados aspectos da vida das pessoas. E mesmo com a tecnologia disponível hoje em dia, o clima acaba ainda influenciando bastante todo mundo.

Publicidade

Prever o tempo, nos dias de hoje, está mais simples, e os profissionais que são os responsáveis por trazer este tipo de informação para as pessoas é chamado de meteorologista. Mas é claro que este profissional não é chamado apenas para dar os famosos boletins do tempo, presentes na televisão, no rádio e também em outras mídias.

O meteorologista trabalha o tempo inteiro, nas mais diversas áreas. O objetivo da função segue sendo um só: através da interpretação de uma série de dados, que são obtidos com os mais variados aparelhos e com diversas técnicas, entender como se comporta o clima, fazer previsões a curto, médio e longo prazo, e também entender o impacto que as mudanças climáticas podem ter na vida de qualquer pessoa.

Meteorologista

Publicidade

Hoje em dia este profissional acaba tendo o apoio de equipamentos cada vez mais tecnológicos, que conseguem ser muito precisos. Mesmo assim, o clima ainda pega de surpresas muitas pessoas e muitas regiões. A meteorologia possui duas divisões principais: a dinâmica, que lida com a atividade atmosférica e os processos físicos ligados à circulação do ar; e a sinóptica, que se concentra nos fenômenos atmosféricos diretamente associados ao tempo.

Nos últimos anos este profissional acabou segmentando suas atividades, se tornando especialista na previsão de tempo específica para determinados casos, como agricultura.

Opções de trabalho e mercado

Hoje em dia o mercado de trabalho do meteorologista é considerável estável. Apesar de existir uma demanda muito grande por informações relacionadas a previsão do tempo, estes profissionais acabam tendo a capacidade de atender uma grande quantidade de pessoas ou de instituições ao mesmo tempo, o que acaba reduzindo a quantidade de vagas realmente necessárias neste campo.

Mesmo assim, os centros de meteorologia continuam crescendo nas mais variadas regiões, abrindo novas vagas para os profissionais que realizam a previsão do tempo. Também existem muitas empresas privadas que seguem contratando meteorologistas.

Remuneração

O salário inicial médio de um meteorologista gira em torno dos R$ 1,6 mil

Formação

O curso superior de Bacharelado em Meteorologia dura, em média, 8 semestres.