Home Guia de Profissões > Analista de Informação

Analista de Informação

Muitos dizem que o analista de informação é a ponte entre a área da informática e o marketing ou mesmo a diretoria de uma empresa. O analista de informação mapeia e processa conteúdos de sites, sistemas e da internet como um todo. É seu objetivo, com esses dados, desenvolver soluções para a empresa e facilitar o acesso a essa informação.

Publicidade

Esse profissional deve ter conhecimento da área de ciências da computação e/ou tecnologias da informação; com habilidades de criar sistemas, mas também para implanta-los segundo as necessidades específicas da empresa ou negócio específico. Ele também filtra as informações sobre o mercado através da internet, sites e redes sociais.

Para ser um analista de informação, você deve ter conhecimento em todos os tipos de tecnologia da informática, além de gestão e gerenciamento de projetos.

Analista de informação

Mercado de Trabalho

A profissão ainda é muito nova, com os primeiros cursos de bacharelado e especialização aparecendo no Brasil em 2003. A procura por esses cursos cresce a cada ano porque, no mercado de trabalho atual, é muito importante que alguém tenha essa visão ampliada da informática aplicada aos projetos e gestão de empresas. Os sistemas de informática, as tecnologias de informação e os sistemas de dados podem tornar as empresas cada vez mais eficientes e competitivas e o analista de informação é o profissional ideal para conseguir gerenciar essas tecnologias para esse objetivo.

Publicidade

Infelizmente, por ser uma profissão nova, muitas empresas precisam de um analista de informação, mas não sabem que essa profissão existe. Porém, a cada dia que passa, sua importância fica cada vez maior e a profissão fica mais conhecida. As organizações vem percebendo que é um investimento que vale a pena.

Opções de Trabalho

O analista de informação pode trabalhar com sistemas de informações, análise de negócios, consultor para empresas, análise de mercado, gerente de conteúdo e de mídias sociais, análise de informação, uso e segurança da informação. O analista de informações também pode fazer parte da equipe de estratégias, gestão e projetos das organizações e, também, pode trabalhar com consultoria.

Remuneração

Salário médio inicial do analista de informação no Brasil é de R$ 2.000

Formação

Os cursos oferecidos podem se chamar Gestão de Informação, Ciências da Informação ou Análise da Informação. A média de duração dos cursos são de oito semestres.

As instituições que oferecem esses cursos são: UFG (Goiânia), FJT (Salvador), UFPE (Recife), UFU (Uberlândia), USP (São Paulo), UFPR (Curitiba).