Home » Guia de Profissões » Nutricionista

Nutricionista

Esse profissional orienta sobre a dieta mais adequada a cada pessoa, ajudando a prevenir doenças ou a amenizar seus sintomas.

O nutricionista é um profissional da área de saúde que tem como objetivo ajustar os hábitos alimentares às necessidades específicas individuais ou de determinados grupos, procurando elaborar dietas o mais benéficas possível. As atividades deste setor são realizadas não somente pelos bacharéis em Nutrição, mas também por profissionais com outras formações, como Medicina e Biologia, que possuem esta especialização, chamados nutrólogos.

O campo de atuação do nutricionista é muito variado, como os setores administrativo, hospitalar, de nutrição esportiva e de marketing. Na área administrativa, esse profissional poderá gerenciar a produção de refeições em indústrias, restaurantes comerciais e hospitalares, hotéis, spas e escolas.

Na elaboração de dietas, muitas vezes trabalha em parceria com outros profissionais, como endocrinologistas, e está sempre em contato com a clientela a que atende, pois leva em conta o gosto pessoal de cada um para criar cardápios. Em marketing, este profissional pode atuar na indústria de alimentos, realizando testes de receitas, promovendo degustações e avaliação sensorial ou ainda organizando cozinhas experimentais.

A área de nutrição esportiva é atualmente uma das mais procuradas pelos recém-formados, porém é a que tem menor demanda de mão-de-obra, pois absorve poucos nutricionistas. O profissional que tem esta especialização trabalha junto a clubes, associações esportivas e academias de ginástica, orientando os atletas sobre as dietas mais adequadas a cada modalidade.

Atividades de ensino e pesquisa também constituem uma boa opção para os mais interessados em trabalhos científicos e acadêmicos.

Nutricionista

Mercado

Em alta. Há uma crescente valorização da alimentação como fator importante para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, especialmente as crônicas, como diabete e as cardiovasculares. 

Opções de trabalho

• Atuar em hospitais, clínicas, indústrias, restaurantes comerciais, elaborando cardápios e dietas, ou nos departamentos de marketing da indústria alimentícia, testando receitas ou organizando cozinhas experimentais.
• Oferecer orientação nutricional em consultórios.
• Dedicar-se à pesquisa científica. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.240,00 (piso 2004/2005). 

Formação

8 semestres, em média.

Bacharelado em Nutrição: USP-São Paulo/SP; Universidade São Camilo-São Paulo/SP; Cesulon-Londrina/PR; UFBA-Salvador/BA; UFPE-Recife/PE; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Niterói/RJ; UFG-Goiânia/GO; Univali-Blaneário Camboriú/SC; UFSC-Curitiba/SC; PUC-Campinas/SP; Ufop-Ouro Preto/MG; UFPR-Curitiba/PR; UFV-Viçosa/MG; Unimep-Piracicaba/SP; Unisinos-São Leopoldo/RS; PUC-Curitiba/PR; UCB-Brasília/DF; Uece-Fortaleza/CE; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFPB-João Pessoa/PB; UFPel-Pelotas/RS; UFRN-Natal/RN; Unaerp-Ribeirão Preto/SP; UnB-Brasília/DF; Unicentro-Guarapuava/PR; Unirio-Rio de Janeiro/RJ; Uniube-Uberaba/MG; UTP-Curitiba/PR.


Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o