Home > Guia de Profissões > Nutricionista

Nutricionista

O nutricionista é um profissional da área de saúde que possui uma enorme importância no tratamento dos mais variados problemas de saúde que uma pessoa pode ter. Apesar disso, este profissional não precisa se formar no curso de medicina, uma vez que o curso de nutrição acaba oferecendo todas as informações que ele precisa para trabalhar com pacientes.

O nutricionista nada mais é do que o profissional que cuida da alimentação dos pacientes. A alimentação é de fundamental importância, pois ela é a principal fonte de energia para o funcionamento do corpo como um todo, e seus efeitos no organismo são os mais variados. Quando as pessoas conseguem se alimentar da maneira correta, os benefícios são inúmeros. Mas quando as pessoas se alimentam de forma equivocada, as consequências podem ser desastrosas.

Vale lembrar também que não são apenas as pessoas que se formam no curso de nutrição que podem atuar nesta área, existem outras formações, como medicina e biologia, que podem trabalhar especificamente na questão dos alimentos. Geralmente estes profissionais acabam trabalhando e atuando em equipes multidisciplinares, com o objetivo de ter um conhecimento mais abrangente sobre as situações.

O nutricionista geralmente é procurado pelas pessoas que estão tendo problemas com o seu peso, tanto com relação ao excesso quanto a falta do mesmo. O nutricionista também acaba tendo um papel muito importante dentro do hospital, pois é capaz de montar diferentes tipos de cardápios para cada situação vivida pelos pacientes.

Nutricionista

Além disso, os profissionais da área de nutrição também costumam trabalhar em locais que acabam oferecendo comida para as pessoas, e que deva ter algum tipo de preocupação social em termos de qualidade e variedade. É o caso das escolas, por exemplo, que precisam oferecer comida para as crianças de uma forma balanceada.

Opções de trabalho e mercado

Como citado anteriormente, o mercado de trabalho para os nutricionistas é bastante abrangente, uma vez que eles podem trabalhar nos mais variados tipos de estabelecimentos. Além disso, estes profissionais também podem trabalhar em outras áreas, como a nutrição empresarial, no caso das firmas que oferecem refeitório, ou então na nutrição esportiva, focada nas necessidades de atletas.

Remuneração

O salário médio inicial do nutricionista fica em torno dos R$ 1400,00, sendo eu muitos estados contam com piso estabelecido por lei.

Formação

O curso superior de nutrição tem duração mínima de 8 semestres, e é oferecido em faculdades do Brasil inteiro.