Home Guia de Profissões > Educador Artístico

Educador Artístico

Muitas pessoas ainda confundem a tarefa do educador artístico com a de um professor de artes. Em muitos casos estas tarefas realmente podem acabar sendo assimiladas e executadas pelo mesmo profissional, com a mesma formação, mas isso não significa que estes profissionais necessariamente tenham que fazer as mesmas atividades.

Uma das principais tarefas, que podem ser consideradas verdadeiras missões, é conseguir utilizar a arte como forma de integrar os mais variados tipos de trabalhadores e profissionais. Além disso, eles também conseguem ajudar uma série de grupos considerados marginais, para que eles sejam reintroduzidos na sociedade.

Publicidade

Durante muito tempo, estes profissionais tinham que encontrar nas escolas de ensino fundamental ou médio o seu caminho na carreira, mas hoje em dia existe uma grande quantidade de outros caminhos que podem ser seguidos pelas pessoas que se formam e que atuam como educadores artísticos.

É também importante entender que nem sempre o educador artístico nem sempre poderá ser considerado como um artista. Existem muitos profissionais que possuem habilidades artísticas que acabam se tornando educadores, até mesmo como mais uma opção para conseguir sobreviver em um mercado tão complicado.

Educador artístico

Mas o educador artístico acaba atuando muito, mas no ensino da arte e também na criação de políticas e estratégicas diversas para incluir a arte na vida das pessoas, do que efetivamente criar a arte em si.

Publicidade

Opções de trabalho e mercado

Por todas estas opções que estão surgindo no mercado dos educadores artísticos, este é um mercado que pode ser considerado estável, ou até mesmo em alta em determinadas regiões. Mas é importante que estes profissionais saibam onde eles podem procurar emprego.

Além das escolas e instituições de ensino, onde podem ensinar a arte para crianças, jovens e adultos, o educador artístico também pode encontrar o seu espaço no meio empresarial, especialmente nas grandes empresas. Muitas delas acabam investindo em projetos artísticos, e os profissionais com esta formação poderão atuar ativamente na concepção dos projetos, ou então na escolha de projetos de terceiros, que poderão receber patrocínio das instituições.

Outro campo de trabalho interessante para os profissionais desta área são as instituições variadas, como as que atendem menores infratores, já que elas geralmente oferecem atividades artísticas como forma de inclusão.

Remuneração

Os vencimentos iniciais médios de educadores artísticos, quando estão no começo das suas carreiras, fica em torno dos R$ 1,5 mil, variando muito dependendo do tipo de trabalho desenvolvido.

Formação

O curso que deve ser feito é o Bacharelado em Artes Plásticas, com duração média de 4 anos.