Ortopedista

Este é o médico que realiza o tratamento de ferimentos e traumatismos de cunho ósseo e muscular, procurando devolver uma vida normal para o paciente.

Todas as lesões, distúrbios e doenças que atingem os ossos, músculos e articulações são tratados através do ortopedista. A medicina ortopédica atualmente inclui muitas segmentações em variadas especialidades, entre elas podemos citar as patologias de mão, quadril, entre outras, cada um dos profissionais deverá cuidar de uma região do corpo específica.

A grande maioria das pessoas que buscam ajuda de um ortopedista tem formação em traumatologia, passou por algum tipo de trauma envolvendo o sistema locomotor ou ainda apresentando restrição da locomoção.

Estes problemas podem ser resultantes de quedas ou de acidentes domésticos, batidas, entre uma série de situações. Com os avanços da área, as vítimas de traumatismos sérios conseguem se recuperar corretamente.

Muitos dos casos exigem uma cirurgia e para tudo isto este especialista precisa ter bons conhecimentos de áreas como a física, a química, a biomecânica, entre outras áreas. O profissional, desta forma estará habilitado para fazer as devidas reconstituições cirúrgicas de ossos fraturados, para corrigir a situação.

Para se tornar este profissional é necessário cursar medicina, e em seguida prestar concurso para residência nos hospitais credenciados. O médico posteriormente deverá fazer um exame de conhecimento, e discussão de vários casos clínicos e simulação de atendimento a um paciente específico. Desta forma ele irá atingir o título de especialista em ortopedia e traumatologia.

Ortopedista

Mercado

O mercado de trabalho para estes profissionais está bastante estável, e como ocorre com outros tipos de especialidades da medicina, existem muitos profissionais nos grandes centros, enquanto que pequenas cidades, ou médias do interior de estados como o norte, nordeste e centro oeste tem grande deficiência destes profissionais.

Opções de trabalho

Entre as opções de trabalho, podemos citar que o profissional deverá trabalhar em clínicas e clubes esportivos, bem como atuar em prontos socorros, ambulatórios ou consultórios próprios. Este profissional deverá ainda lecionar ou se dedicar as áreas de pesquisa.

Remuneração para o cargo

Temos o salário médio mensal inicial de R$ 2400 para uma jornada de trabalho equivalente de 20 horas por semana.

Formação

Podemos citar que com relação a formação do profissional é necessários 12 semestres de estudos na área de medicina, e mais três anos de residência na área de ortopedia e traumatologia.

Os melhores cursos de bacharelado em medicina são de instituições como:

UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC, entre várias outras instituições.