Home » Guia de Profissões » Pediatra

Pediatra

Pediatra

Ele acompanha o desenvolvimento do recém-nascido, do bebê, da criança e do adolescente.

A Pediatria é a especialidade médica que presta assistência à criança e ao adolescente. Diferentemente dos especialistas que cuidam de um órgão ou de um conjunto deles (coração, sistema nervoso, digestório etc.), o pediatra tem como desafio a prática da clínica geral com indivíduos de uma determinada faixa etária.

A principal área da Medicina que esse profissional deve dominar é a do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano. Por isso, as visitas a esse especialista são regulares, o que permite uma avaliação completa do pequeno paciente, a aplicação das vacinas correspondentes ao período, suas novas aquisições nos aspectos físico e emocional e ainda seu relacionamento com a família e com seu meio. Este procedimento segue até a adolescência, quando o médico acompanha o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários do menino e da menina e trata os eventuais problemas que ocorrem nessa fase.

Para tornar-se pediatra, é preciso ter bacharelado em Medicina e dois anos de residência em Pediatria. Se a residência for feita em um serviço credenciado pelo Ministério da Educação, o médico recebe automaticamente o título de especialista em Pediatria; caso contrário, ele deve candidatar-se ao exame realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A Pediatria tem se segmentado em várias especialidades, como neonatologia (que aborda os primeiros 28 dias da vida da criança), alergia e imunologia, pneumologia, gastroenterologia e nefrologia. Para isso, o pediatra faz outra residência ou estágio, na especialidade pretendida, e candidata-se a um título de habilitação, conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB) mediante a aprovação em concurso com banca formada por membros da SBP e pela sociedade daquela especialidade.

Mercado

Estável. Embora o Brasil seja um país com muitas crianças e sistema de saúde em constante crise, o número de pediatras em atividade é considerado alto, principalmente nos grandes centros. Por outro lado, regiões do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste são carentes desse profissional. 

Opções de trabalho

Atuar em consultório próprio; hospitais públicos ou privados, centros de saúde, prontos-socorros, empresas ou seguros-saúde; ou dedicar-se ao ensino ou à pesquisa científica. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 2 anos ou 3 anos de residência em Pediatria.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Pediatria: UFC-Fortaleza/CE; Unifesp-São Paulo/SP; Hospital das Clínicas-Curitiba/PR; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; HC/Unicamp-Campinas/SP, HC/USP-São Paulo-SP; Hospital Municipal Miguel Couto-Rio de Janeiro/RJ.


Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o