Guia de Profissões

Ourives

A ourivesaria é a profissão que consiste na arte da criação e elaboração de joias e ornamentos com alguns materiais preciosos, nos quais, em sua maioria, predomina a utilização do ouro. Entretanto, nesse ramo, também se pode trabalhar com outros metais nobres, como prata,  diamantes e outras pedras preciosas. Tudo isso depende de como é o trabalho de cada profissional e do lugar onde ele atua.

O ouvires precisa ter perfeição ao manusear o ouro e quaisquer outros materiais preciosos utilizados na fabricação de uma joia. Nas mãos dele, o ouro e a prata transformam-se em obra de arte, tendo em consideração que a manipulação e a confecção dessas joias são minuciosas e delicadas.

Por meio de maçaricos e delicadas pinças, eles fazem trabalhos incríveis de ornamentação, inscrição e lapidação de cada uma das peças que criam. Além disso, o conhecimento na arte deve ser vasto, pois existem mais de 50 tipos de acabamento para serem trabalhados no ouro, e cada processo utilizado deve ser feito de maneira meticulosa e com muita atenção, pois um erro pode acabar com todo um fino trabalho.

No mundo da joalheria, o profissional de elaboração deve estar ciente de que nada deve estar perfeito, afinal, o conceito de perfeição é algo subjetivo. Para o ourives, a exclusividade é a palavra-chave, pois ele precisa ultrapassar a perfeição, criando obras de arte únicas com materiais nobres. O trabalho dele tem que transcender a cada nova peça.

Um ourives fabricando uma joia.

Formação

Essa profissão não necessita de graduação acadêmica, contudo há a necessidade de curso técnico para conhecer melhor e aprofundar as habilidades de manuseio de maçaricos, pinças e equipamentos de alta precisão, além de aulas de manuseio e trabalho com metais nobres e pedras preciosas, para que as joias sejam elaboradas com maestria.

Nesses cursos, são oferecidas informações sobre a área de atuação, como empresas e distribuidoras, ajudando os ourives a se informar acerca de fornecedores, mercado e diferenciação de produtos.

Ademais, no curso profissionalizante de ourivesaria, estudam-se a infraestrutura da confecção de joias e todo o processo de seu preparo, como fundir metais e laminá-los, os tipos de processo de execução e as condições de trabalho desses profissionais da arte da elaboração.

A carga horária de um curso profissionalizante varia de acordo com a instituição, porém a média é de 40 horas em alguns cursos on-line e de 100 horas presenciais, como o oferecido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Remuneração

Quando se fala a respeito de salário e área de atuação dos profissionais da ourivesaria, fica difícil cotar uma média-base, entretanto essa área vem crescendo com o passar dos anos e existe carência de profissionais bem capacitados, resultando em uma remuneração inicial por volta de R$ 3.000,00. Contudo, esse valor pode atingir altos níveis salariais a depender da evolução e do reconhecimento do ourives no mercado.

Arquivado em: Guia de Profissões