Home » Guia de Profissões » Reumatologista

Reumatologista

Reumatologista

A especialidade desse profissional são problemas e doenças nos músculos, tendões e articulações. 

O número de pessoas que sofrem de algum tipo de reumatismo, como a artrite reumatóide ou a febre reumática, é bastante grande. Essas doenças, que provocam muitas dores nas articulações e afetam os músculos e os ossos, podem ser incapacitantes, impedindo que os pacientes se dediquem a atividades rotineiras.
O tratamento dessas patologias está a cargo do reumatologista. Em geral, considerado um médico clínico, esse especialista atende em consultório e prescreve tratamentos – poucos atuam em hospitais. A execução de cirurgias não é uma prática comum nesta área, com exceção das biópsias, que definem com precisão o tipo de agente patogênico que afeta o paciente.

O reumatologista trata de vários problemas: a artrite reumatóide, uma doença crônica que causa dor, rigidez, inchaço e perda das funções das articulações e inflamação de órgãos; a febre reumática, de origem bacteriana e que se caracteriza por inchaço e dor das articulações e tendões; a fibromalgia, que provoca dores e cansaço nos músculos; a tendinite, uma inflamação ou irritação do tendão; e a bursite, inflamação da bursa (pequeno saco localizado entre o osso e estruturas como músculos, pele e tendões). As vítimas de lombalgias (dores na coluna) e da osteoporose, ocasionada pela perda de cálcio no organismo, também podem ser atendidas por esse profissional.

Para tornar-se reumatologista, é preciso fazer bacharelado em Medicina e, em seguida, três anos de residência (primeiro, um ano de Clínica Geral; depois, dois anos em Reumatologia). Na seqüência, passa-se por uma prova para a obtenção do Título de Especialista em Reumatologia. Esta avaliação é feita por uma comissão formada por reumatologistas renomados, que analisam ainda o currículo de cada candidato.

Mercado

Estável. Apesar de ser uma especialidade médica que dispõe de poucos profissionais em atividade, o mercado das grandes cidades está muito restrito. Nas cidades do interior, porém, os residentes em Reumatologia encontram mais facilidade tanto para montar consultórios, quanto para conseguir uma vaga em clínicas e centros de saúde.

Opções de trabalho

• Atuar em hospitais e ambulatórios públicos e privados.
Trabalhar em consultórios ou clínicas especializadas.
Lecionar em universidades e faculdades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 1 ano de residência em Clínica Geral + 2 anos de residência em Reumatologia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Clínica Médica: HSI-Salvador/BA; Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFPR-Curtiba/PR; Hospital Saúde-Caxias do Sul/RS; Santa Casa de Misericórdia-Porto Alegre/RS; Unifesp-São Paulo/SP; em Reumatologia: Hospital de Base do Distrito Federal-Brasília/DF; UFMG-Belo Horizonte/MG; Hospital das Clínicas-Curitiba/PR; UFPE-Recife/PE; Santa Casa de Misecórdia-Porto Alegre/RS; HUCFF-Rio de Janeiro/RJ; Unifesp-São Paulo/SP, Hospital das Clínicas-Ribeirão Preto/SP.


Comentários:

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.