Home > Guia de Profissões > Reumatologista

Reumatologista

O reumatologista é um médico que acaba se especializado nas dores, doenças e nos mais variados tipos de problemas que podem acabar surgindo nos músculos, nos tendões e também nas articulações. Com isso, estes profissionais acabam tendo uma grande quantidade de trabalho, já que a quantidade de pessoas que sofrem com estes males cresce todos os anos.

Dentre as doenças mais comuns que acabam sendo tratadas pelos médicos que se especializam em reumatologia estão o reumatismo, a artrite reumatóide ou a febre reumática. Estes problemas são bastante comuns nos dias de hoje, devido especialmente ao estilo de vida que as pessoas acabaram adotando.

Em um primeiro momento, os pacientes que acabam sofrendo com este tipo de problema acabam sentindo as mais variadas dores pelo corpo inteiro. Estas dores vão afetando o estilo de vida das pessoas como um todo, prejudicando muito em atividades comuns no dia a dia, especialmente no trabalho.

Reumatologista

Os reumatologista acabam tendo a tarefa de tratar este tipo de doença e também outros males que causam dor. Ele também costuma trabalhar em grupos multidisciplinares, para ajudar os pacientes que soprem com as mais variadas dores, que nem sempre estão diretamente relacionadas com o reumatismo.

Opções de trabalho e mercado

De um modo geral, os profissionais que se formam no curso de medicina, independentemente da especialidade, acabam encontrando um mercado estável. Mesmo quando não existem vagas abertas em hospitais ou clínicas, existe a possibilidade do profissional abrir a sua própria clínica, o que sempre acaba sendo um caminho interessante para o atendimento direto aos pacientes.

Nos últimos anos o mercado de medicina está observando um movimento muito interessante, no qual estes profissionais estão deixando as grandes cidades e migrando para os municípios do interior, onde estão sendo abertos novos centros de atendimento dos pacientes.

Mas nas grandes capitais do Brasil o mercado para os reumatologista pode ser restrito. Além de todas estas possibilidades, os médicos reumatologista que decidem continuar seus estudos depois da formação básica podem dar aulas, contribuindo para a formação de novos médicos nas universidades.

Remuneração

O vencimento dos médicos, na grande maioria dos casos, é muito variável. O salário que é pago pelos hospitais e clínicas privadas acaba sendo muito diferentes dos hospitais e clínicas mantidos pelo poder público. Mas as médias acabam girando, em torno, dos R$ 2,1 mil.

Formação

O reumatologista precisa passar por 12 semestres do curso de medicina e mais 3 anos de residência.