Home Guia de Profissões > Tecnólogo em Turismo

Tecnólogo em Turismo

O turismo é uma atividade que está se tornando cada vez mais parte da rotina das pessoas. Afinal de contas, quem não gosta de viajar, não é mesmo? Mas o que está mudando nos últimos anos é o fato de que viajar está mais fácil e barato, ao mesmo tempo que o setor está cada vez mais profissional.

Prova disso é justamente o surgimento de uma grande quantidade de cursos que visam justamente a formação de profissionais mais capacitados para atuar nas mais variadas empresas que fazem parte do universo do turismo. O profissional que atua como tecnólogo em turismo consegue trabalhar em praticamente todas as pontas do processo.

Mas existem algumas características que precisam estar intrínsecas no profissional que pretende trabalhar com turismo. Eles precisam, antes de mais nada, gostar de viajar e também gostem de proporcionar esta experiência para as outras pessoas. Também é preciso ter uma boa dose de curiosidade para conseguir descobrir novos e interessantes roteiros, além de ser criativo para conseguir transformar a viagem das pessoas e um grande sonho que foi realizado.

Tecnólogo em Turismo

O Brasil, nos últimos anos, acabou se tornando um grande mercado para as pessoas que desejam trabalhar com turismo. Primeiro com a Copa do Mundo que aconteceu no ano passado, e depois com os Jogos Olímpicos que vão acontecer no Rio de Janeiro em 2016.

Opções de trabalho e mercado

Existem muitas e variadas opções para os profissionais que atuam ou que pretendem atuar neste segmento. A mais óbvia para as pessoas que terminam o curso de tecnológico em turismo é o trabalho dentro das agências de viagens, que são empresas que vendem pacotes e que assessoram os turistas durante o passeio.

Mas os profissionais também podem trabalhar como guia. Neste caso, eles podem se especializar em um ou vários destinos, e também podem trabalhar de forma autônoma, oferecendo seus serviços para diversas outras companhias.

Também existe um bom mercado para o Tecnólogo em Turismo quando este atua no segmento hoteleiro, já que estes empreendimentos proporcionam uma série de atividades para os seus hóspedes, e muitas delas podem ser organizadas por estes profissionais.

Remuneração

A remuneração do Tecnólogo em Turismo não é muito alta no começo da carreira, girando em torno dos R$ 1 mil.

Formação

O curso de Tecnólogo em Turismo não é considerado de nível superior, portanto é mais curto, com duração média de 4 semestres.