Home História > Guerras > Guerras Médicas ou Pérsicas

Guerras Médicas ou Pérsicas

Denominam-se Guerras Médicas (ou Pérsicas) as longos lutas entre as Polis gregas e o Império Persa originadas no choque de imperialismos: persas e gregos disputavam a Jônia — a costa da Ásia Menor. O estopim foi o levante das cidades gre­gas da Ásia Menor, encabeçadas por Mileto, em 499 a.C, contra o expansionismo do imperador Dario da Pérsia, o que logo atraiu o apoio das Polis de Atenas e Eretria.

Publicidade

Período de Dario (499-490 a.C.)

Iniciou-se com a des­truição da cidade jônica de Mileto e atingiu o seu ponto alto com o envio de uma grande expedição persa — 50.000 sol­dados — contra Atenas, desembarcando na planície de Mara­tona, a cerca de 30 km de Atenas. Os atenienses, comanda­dos por Milcíades (com apenas 11000 soldados), derrotaram os persas, salvando a independência local e de várias outras Polis ameaçadas.

Período de Xerxes (486-479 a.C.)

O filho do Imperador Dario, Xerxes, iniciou uma segunda ofensiva, com milhares de soldados marchando do norte em direção a Atenas, enquanto uma frota ainda mais poderosa se dirigia pelo Egeu para desembarcar ao sul da península Balcânica. Xerxes obje­tivava realizar um completo cerco a Atenas, para destruí-la.
Para retardar o avanço inimigo, foi enviado ao norte um exército espartano, enfrentando-o em Termópilas (480 a.C).

Apesar da heróica resistência dos espartanos, comandados por Leônidas, os persas saíram-se vitoriosos, rumando para Atenas, que acabou incendiada, enquanto sua população fugia para as regiões vizinhas. Entretanto os atenienses haviam preparado uma grande esquadra, visando a evitar o desembarque persa ao sul, o que levou à batalha de Salamina, comandada por Te-místocles. Os persas foram atraídos para as águas rasas da baía de Salamina, onde os pequenos e ágeis navios gregos levaram vantagem sobre as grandes embarcações inimigas, afundando-as. Sem o desembarque do sul, as tropas persas no continente, já esgotadas, acabaram isoladas na região de Beócia.

Publicidade

Período da Confederação de Delos (467-449 a.C).

Após a derrota de Salamina, os Persas empreenderam a retira­da, enquanto as Polis gregas, reunidas numa aliança militar de­nominada Confederação de Delos, sob a liderança ateniense, avançaram sobre a Pérsia. Em 468 a.C, o ateniense Címon derrotou os persas na Ásia Menor, impondo-lhes o Tratado de Suza. Em 449 a.C, os persas assumiram a derrota na paz de Calias, reconhecendo a hegemonia grega no mar Egeu.

Guerras Médicas

Veja também: