Literatura

Classicismo

Durante o século XVI, teve início o movimento artístico que propôs uma nova concepção de mundo e do homem: o Classicismo. Em português, o período começou em 1527, com Sá de Miranda.

As novas ideias renascentistas tiveram origem na Itália. Elas rapidamente expandiram-se a outros países europeus, imprimindo uma arte que revitalizava os valores da Antiguidade Clássica – daí o nome do movimento literário desse período.

O Renascimento foi uma volta à cultura greco-romana da Antiguidade por meio dos textos preparados pelos humanistas. O Renascimento ocorre na política, nas artes e na ciência. A manifestação artística do Renascimento recebe o nome de Classicismo.

O termo “clássico” é empregado livremente, independentemente da época, para indicar os melhores de cada gênero. No entanto, quando aplicado ao século XVI, o termo designa uma manifestação artística que compreende um conjunto sistemático de regras racionais para se produzir uma obra bela.

Características do Classicismo

Para o artista clássico renascentista, a perfeição estética havia existido na Antiguidade e, portanto, os artistas greco-romanos deveriam ser tomados como modelos de perfeição estética. Não seria possível superá-los, mas seria possível imitá-los.

A imitação na arte recebe o nome de mi­mésis. A arte mimética é a arte da imitação fiel da natureza; pinta-se o corpo humano de acordo com a anatomia.

A arte clássica não se preocupa com a originalidade. Mais do que imitação da natureza, a arte clássica imita modelos: devem-se imitar autores considerados perfeitos. A perfeição estética havia sido codificada pelos pensadores da Antiguidade, como Platão e Aristóteles na Grécia. A arte para Platão resulta de inspiração; para Aristóteles, resulta de um trabalho.

Veja outras características:

  • Razão: a cultura e a arte voltam-se para o homem e suas potencialidades, como o raciocínio, a análise e a crítica.
  • Universalidade: a individualidade perde terreno para o aspecto universal, ou seja, os artistas passam a se preocupar com ideias relacionadas às verdades universais.
  • Objetividade: em decorrência da preocupação com temas universais, o subjetivismo é superado pelo objetivismo, chegando a posturas científicas com base na observação da realidade.
  • Valores clássicos: tomados como exemplos de perfeição, esses valores tomam-se modelos para a criação artística, tanto em relação à forma (rigor, regularidade), quanto ao conteúdo (assuntos nobres, grandiosos).
  • Valorização da inteligência: vista então como a principal qualidade do homem, a inteligência deverá expandir-se para o conhecimento e para o dom artístico.
  • Observação da natureza: os estudiosos, principalmente, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e do universo.
Obra do classicismo.
Detalhe de A criação do homem, de Michelangelo, Capela Sistina. Nessa imagem, aparecem as três características predominantes do Renascimento: serenidade, sobriedade e racionalismo.

Classicismo em Portugal

Em Portugal, o Classicismo tem início no ano de 1527, quando o poeta e intelectual Sá de Miranda retorna da Itália trazendo a Portugal as novas ideias e tendências literárias, como o uso do verso decassílabo, que ficará conhecido como “medida nova”, em oposição à métrica anterior, e o verso redondilho, que passará a ser conhecido com o nome de “medida velha”.

O momento histórico (centralização do poder, expansão marítima) se mostra ideal para a aceitação dos valores renascentistas, uma vez que a emergente prosperidade econômica transforma Lisboa em centro comercial de grande importância, fazendo crer aos lusitanos que o país atingira uma inalterável grandeza material.

A atividade literária reflete essa atmosfera de exaltação épica e independência econômica, em obras que apresentam Portugal como grande nação vitoriosa.

Foi no reinado de D. Manuel, o Venturoso, e no reinado de D. João III que o Renascimento floresceu em Portugal. Dentro e fora do país, as atividades intelectuais e culturais foram estimuladas, sendo introduzidos os estudos humanistas na universidade. Datam dessa época as primeiras gramáticas da língua portuguesa. O principal poeta desse período foi Luís Vaz de Camões.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Bibliografia

SARGENTIM, Hermínio. Língua Portuguesa no Ensino Médio. São Paulo: IBEP, [1999]

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