Home » Pedagogia » Educação especial: em busca de um atendimento especializado

Educação especial: em busca de um atendimento especializado

PROBLEMA

Como obter uma educação especial de qualidade a partir de um atendimento especializado?

Qual a situação das escolas hoje em relação ao atendimento especializado na educação especial?

OBJETIVOS

Objetivo geral

Ressaltar que para que haja inclusão é necessário um atendimento educacional especializado para todos os alunos que dele necessitem.

Objetivos específicos

Entender o que vem a ser um atendimento educacional especializado.

Buscar uma prática mais reflexiva para que a educação especial se aprimore cada vez mais em um atendimento especializado. 

JUSTIFICATIVA

O desafio da educação especial brasileira é a implantação de uma educação de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação e que reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional. Assim, com esta pesquisa destacamos

REFERENCIAL TEÓRICO

Com base nos pressupostos legais da Constituição Federal de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 prevê o atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais nas escolas comuns e especiais.

A fundamentação filosófica pressupõe que todos os alunos de uma comunidade, independente de suas necessidades educacionais especiais, etnia, gênero, diferenças lingüísticas, religiosas, sociais, culturais, entre outras, tem o mesmo direito de acesso à escolarização, com o grupo de sua faixa etária e que a escola deva acolher e valorizar as diferenças.

A educação especial, por sua vez, converte-se em uma modalidade transversal de educação escolar que permeia todos os níveis, etapas e modalidades de educação, por meio da realização do atendimento educacional especializado, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais, orientando e colaborando com a educação regular comum, em benefício de todos os alunos.

A partir destes fatores, discorremos a seguir sobre o “atendimento especializado” propriamente dito.

A expressão “atendimento especializado”, entendido de forma equivocada, como sinônimo de escolarização realizadas pelas escolas com classes especiais, alimentou por longo período as práticas educacionais direcionadas a alunos com deficiência, bem como a formação de professores de educação especial. Tal erro, decorrente de um pensamento de que os alunos com deficiência não eram capazes de aprender, provocou a existência de um sistema, que impedia a inclusão escolar dos alunos nas escolas de rede regular de ensino.

A correção deste erro foi possível na medida em que as teorias se aprimoraram e com a constatação de que os alunos ditos especiais também aprendiam.

Assim, de acordo com o documento Sala de Recursos Multifuncionais (Mec 2006), o atendimento educacional especializado deve ser uma ação dos sistemas de ensino para acolher a diversidade ao longo do processo educativo. Constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns.

METODOLOGIA

Para a elaboração deste projeto, utilizamos algumas referencias bibliográficas como: livros, revistas e endereços eletrônicos.

BIBLIOGRAFIA

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos da Educação Especial no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004.

MEC, BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 1999. www.mec.gov.br

STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Educação Especial: em direção à escola inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.


Veja também:


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o