Home Português > Elementos da Comunicação

Elementos da Comunicação

Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação!

Em todo ato comunicativo, há um emissor, é ele o responsável por elaborar o texto. O emissor é quem comunica, solicita, expressa seu sentimento, desejo, opinião, enfim, é quem produz a mensagem (escrita, falada ou não verbal).

Se há alguém que elabora, é necessário também alguém para receber tal mensagem. Todo texto é destinado a um público específico, chamado de receptor.

O que está sendo transmitido e recebido? Uma mensagem, que consiste no próprio texto (verbal ou não) que se transmite.

Essa mensagem é transmitida por um canal, isto é, o canal é responsável por veicular a mensagem. São exemplos de canal os suportes que difundem inúmeros gêneros textuais, como: rádio, TV, Internet, jornal, dentre outros.

A mensagem está relacionada a um contexto, também chamado de referente. O contexto ou referente pode ser entendido como o assunto a que a mensagem se refere, ou seja, tudo aquilo que está relacionado a ela.

Por fim, essa mensagem precisa ser expressa por um código, constituído por elementos e regras comuns tanto ao emissor quanto ao receptor. O código usado para redigir esta mensagem é a língua portuguesa. Assim, quando falamos ou escrevemos, usamos o código verbal e, quando usamos a arte, a imaginação e a criatividade, é comum o uso do código não verbal (pintura, gestos etc.).

Elementos da comunicação.

Exemplo:

Pense, por exemplo, na situação comunicativa na sala de aula de Língua Portuguesa. O professor é o emissor quando está explicando o conteúdo, os alunos são os receptores dessa mensagem, isto é, desse texto sobre a matéria, e o código utilizado é a língua escrita, a falada e a não verbal, pois o professor pode escrever, falar e usar gestos e imagens para discutir os conceitos.

O referente é o assunto da mensagem, no caso, os elementos da comunicação. Nessa situação, pode haver muitos ruídos, isto é, elementos que podem atrapalhar a comunicação, como: falta de atenção, de disposição, conversas, brincadeiras, falta de conhecimento (gramatical, de mundo, do significado das palavras), dentre outros.

Na fala, o canal que transmite a mensagem (texto oral) é o ar, é ele o responsável por veicular o som.

Atenção: em conversas, diálogos e demais situações comunicativas de base oral, como uma aula, por exemplo, os papéis de emissor e receptor podem inverter- se! Quando o professor explica, ele é o emissor. Quando o aluno faz um comentário ou alguma pergunta, passa a ser o emissor, e o professor torna-se seu receptor.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: