Home / Química / Química Geral / Destilação Seca da Madeira

Destilação Seca da Madeira

Quase todos os sólidos que nos rodeiam, tais como madeira, rocha, vidro e outros, são misturas. Alguns podem ter seus componentes separados através da destilação. A destilação de um sólido, feita sem solvente é chamada de destilação seca.

Quando este processo é aplicado à madeira, compreende duas fases do aquecimento: a primeira vai até aproximadamente 230ºC, quando ocorre a secagem da madeira e a segunda é a destilação propriamente dita que, a partir desta temperatura (230ºC), torna-se espontânea, não devendo ultrapassar 350ºC, visto que, na destilação, a queima é incompleta.

São três as frações recolhidas quando destilamos a madeira:

1º Fração – Gasosa       

Fase Gasosa: constituída principalmente de metano, eteno, monóxido de carbono, dióxido de carbono e vapor de água.

Fase Oleosa (baixa densidade): óleo essencial.

2º Fração – Líquida   

Fase Aquosa: ácido pirolenhoso, constituído principalmente de: água, ácido acético e acetona.

Fase Oleosa (alta densidade): alcatrão constituído principalmente de fenóis de alto peso molecular.

3º Fração – Sólida   

Constituída na sua maior parte de Carvão.

Experimentalmente (quando utilizado o esquema de aparelhagem padrão para este método), podemos verificar após o aquecimento com chama fraca a obtenção das frações (acima) contidas na madeira.

Inicialmente, após a secagem total da madeira, observa-se uma fumaça no interior do tubo de ensaio e o desprendimento de gases inflamáveis, pois, ao aproximar um palito de fósforo aceso na extremidade do capilar é possível verificar o aparecimento de um “flash” e a combustão dos gases.

Na segunda fração é fácil notar a formação do ácido pirolenhoso: é um líquido amarelado obtido da destilação, que fica depositado no tubo de ensaio (próximo à saída) e no kitassato.

O alcatrão é um líquido muito viscoso e pardo que fica na parte superior do tubo de ensaio (na região da chama).

Além destes também obtemos como produto final o carvão, este por sua vez fica concentrado na parte inferior do tubo (onde a chama se encontrava) e como todos nós sabemos este é um material de cor preta que quebra-se facilmente virando pó.

Por: Allan Rodrigues Fauvel

Veja também:

Veja também

inox

Aços Inoxidáveis

Os aços inoxidáveis foram criados para acabar com o problema da corrosão dos aços comuns ...

Comentários