A Nova Califórnia

A Nova Califórnia, de Lima Barreto, é um conto faz paródia com corrida ao ouro Americana

Lima Barreto (1881 – 1922), é considerado uma dos maiores autores literários brasileiros. Criticava ferozmente a República Velha do Brasil, e entre suas obras estão “O triste fim de Policarpo Quaresma”, “O homem que sabia javanês”, e o conto “A nova Califórnia”. Esta última é uma sátira ferrenha ao comportamento e ambição dos brasileiros. Ela mostra que o ridículo e a estupidez podem andar juntos em uma população. Ele faz uma paródia baseada na corrida do ouro dos Estados Unidos, que aconteceu no final do século XIX.

O livro tenta mostrar que pessoas respeitáveis podem perder seus valores quando se trata de dinheiro, mais precisamente ouro. A história fala sobre a chegada de um forasteiro a uma cidade do Rio de Janeiro, que causa alvoroço ao afirmar que sabe uma fórmula de transformar ossos em ouro.

Resumo de A nova Califórnia

Livro A Nova Califórnia

A história se passa na cidade de Tubiacanga, Rio de Janeiro, um município pequeno com nada mais do que três mil habitantes. Um dia chega um novo morador de nome Raimundo Flamel, no começo ele parece arredio e com o tempo vai ganhando as pessoas com seu comportamento gentil e doce com todos. Depois de certo tempo ele decidiu procurar as pessoas mais importantes da cidade para compartilhar uma informação importante. Estas pessoas são: o farmacêutico Bastos, o procurador Carvalhaes e o Coronel Bentes. Flamel pede para que eles sejam testemunhas de uma grande descoberta que ele fez.

A descoberta é que ele havia descoberto como transformar ossos humanos em ouro. Depois de revelar sua descoberta Flamel some misteriosamente. Então uma onda de roubos a túmulos nos cemitérios começa, e Tubiacanga, cidade que não registra um roubo ou assassinato há mais de 5 anos se preocupa e monta um esquema para capturar os ladrões dos mortos. Em uma guarda armada pelo moradores, o procurador Carvalhaes acaba morto sem intenção, e conseguem prender o Coronel Bentes, que revela que o farmacêutico Bastos também está no esquema.

Eles revelam o mistério, e contam para a população que existia uma fórmula para transformar ossos humanos em ouro. As pessoas voltam para suas casas, mas não conseguem parar de pensar na possibilidade de ficarem ricos. Então de repente toda a população está se agredindo, matando uns aos outros para conseguir mais ossos no cemitério, virando um tumulto. O único que não se importa com a situação é o bêbado da cidade, Belmiro, que aproveita o bar vazio para encher sua garrafa. E Raimundo Flamel continua desaparecido sem nunca ter revelado a fórmula.