Artes

Minimalismo

O minimalismo ou arte minimalista foi constituído em meados dos anos 1960, e caracteriza-se como a radicalização extrema de algumas ideias da tradição vanguardista. Baseia-se na redução da forma artística a um volume geométrico sucinto, “mínimo”, que se limita a comunicar sua presença.

Os objetos minimalistas entram mais no campo da escultura do que da pintura, ainda que para eles não faça sentido essa classificação tradicional. Na verdade, eles constituem unidades de superfície, forma e cor absolutamente objetivas e positivas.

Características

Além de usar formas geométricas simples, o minimalismo apresenta mais duas características básicas: de um lado, o aspecto de produção seriada, que sugere tanto a ideia de repetição ao infinito como sua importância como estrutura, bem mais que uma contemplação; e, de outro lado, o aspecto frio, industrial que, em razão dos materiais empregados – pranchas de aço, plásticos ou luzes neon, entre outros -, é carente de qualquer expressividade.

A exigência de compreensão intelectual que promove é herança que será acolhida pela arte conceitual.

Minimalismo
Kenneth Noland, Azul, amarelo, preto.

Artistas

Alguns dos artistas mais significativos dessa corrente são:

  • Donald Judd (1928-1994), que elabora caixas abertas ou fechadas, em materiais bem frios, dispostas em série e em intervalos regulares;
  • Cari André (1935-), que monta peças a partir da adição de elementos geométricos idênticos, mas de materiais diversos, sem pedestal, com relação direta com o espectador;
  • Sol LeWitt (1928- -2007), que utiliza um módulo geométrico como base de suas obras, repetindo-o indefinidamente para revelar seu caráter gerador;
  • Robert Morris (1931-), que manipula panos de feltro, colando-os à parede ou dispondo-os sobre o solo, tendo como resultado final uma reflexão sobre as forças da gravidade, a estrutura do material ou a intervenção do artista;
  • E, por fim, Dan Flavin (1933-1996), que trabalha com tubos fluorescentes de neon, pelos quais explora uma nova relação entre formas e cores.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

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