Animais

Formigas

As formigas integram o grupo de insetos mais numeroso que existe, da família dos formicídeos. Existem cerca de 15 mil espécies de formigas classificadas quanto ao modo de vida e outras características, como o hábito alimentar.

Ficha Técnica:

Tamanho: até 2,5 centímetros, dependendo da espécie.
Tempo de vida: de 5 a 15 anos, dependendo da espécie.
Alimentação: insetos, néctar e sementes.
Onde vive: colônias, formigueiros.

Divisão corporal

O corpo delas é dividido em cabeça, tórax e abdome.

Na cabeça, possuem duas antenas utilizadas para tatear, cheirar e sentir o gosto das coisas; também há mandíbulas usadas para cortar, pegar e triturar alimentos, cavar, ou ainda apertar o inimigo até a morte.

No tórax das formigas ficam as asas (quando presentes) e três pares de patas.

No abdome estão seus órgãos internos.

Alimentação das formigas

Algumas formigas são carnívoras, ou seja, vivem da caça a outros insetos. Elas costumam deslocar-se à noite para caçar ou para procurar um novo lar. Nessa hora, costumam atacar aranhas, pequenos vertebrados ou ainda invadir ninho de cupins e até mesmo de outras formigas.

Imagem de uma formiga.

No caso de ataque a outras formigas, as invasoras matam as ocupantes do formigueiro e ali se instalam por algum tempo.

Há também as formigas que baseiam a dieta em alimentos açucarados presentes no néctar e seiva de plantas e também em insetos, como os pulgões. Em contato com os pulgões, as formigas os estimulam com as antenas e os fazem excretar gotas de um líquido que elas ingerem e armazenam no estômago.

Agora fica fácil entender por que tantas formigas aparecem em nossas casas. Certamente elas procuram açúcar ou doces. Mas saiba que elas também não rejeitam um inseto apetitoso!

O trabalho nas colônias

As formigas são consideradas insetos sociais, isso porque vivem em sociedade e trabalham em grupo. Em um formigueiro, há três classes de formigas: as rainhas, as operárias e os machos.

  • As rainhas são responsáveis pela reprodução da espécie, já que são elas que acasalam e põem os ovos;
  • Os machos não realizam nenhuma atividade no formigueiro e servem apenas para o acasalamento com as rainhas;
  • Já as operárias são maioria. Elas cuidam da rainha e de suas crias, saem à procura de alimento e defendem o ninho contra invasores.

Reprodução das formigas

A maioria das formigas acasala-se no ar, com exceção daquelas que não possuem asas. Elas procriam apenas uma vez na vida mas, durante o voo, a rainha pode fecundar-se com vários machos. Eles, aliás, vivem apenas algumas semanas e morrem logo após o acasalamento.

Depois do namoro, a rainha perde as asas e constrói sozinha o ninho (formigueiro) em que irá por os ovos. Deles, saem larvas brancas que sofrem algumas transformações até atingirem o estágio de ‘pupa’. Nessa fase, o recém-nascido lembra uma formiga adulta, mas passa por novas mudanças até completar o desenvolvimento.

Curiosidades

Os machos das formigas servem apenas para o acasalamento e morrem logo após a fecundação.

Em um formigueiro, apenas as formigas rainhas podem se acasalar com os machos, pois as operárias são estéreis.

Algumas formigas usam a saliva para colar detritos de folhas, grãos de areia e outros materiais em seu ninho.

Veja também