Bioquímica

Bioelementos

Os bioelementos são os elementos químicos que estão presentes no corpo dos seres vivos ou que podem fazer parte dele. São aproximadamente trinta e estão classificados em:

Bioelementos principais

São o oxigênio, o carbono, o hidrogênio e o nitrogênio. Constituem aproximadamente 95% da massa dos seres vivos. Isso significa que quase todo corpo animal é formado por esses quatro elementos.

Uma das características desses elementos é que podem formar ligações químicas covalentes entre os átomos, que são ligações muito estáveis. Além disso, devido às características desses elementos, seus compostos dissolvem-se em água, facilitando, dessa forma, a ocorrência de reações químicas necessárias à vida.

Não existe uma relação entre a abundância de um elemento e sua importância, pois há elementos que são imprescindíveis, ainda que em quantidades muito pequenas, para, por exemplo, fazer com que ocorra uma reação química.

Bioelementos secundários

São o cálcio, o fósforo, o cloro, o potássio, o enxofre, o sódio e o magnésio. Compõem cerca de 4% da massa dos organismos vivos, localizam-se em diversos lugares e cumprem funções variadas. Por exemplo, o cálcio forma parte dos ossos, enquanto o magnésio está presente na clorofila das plantas, o pigmento responsável pela fotossíntese.

Oligoelementos

Estão presentes em quantidades muito pequenas, mas cumprem funções essenciais nos seres vivos. Os principais são o ferro, o cobre, o zinco, o silício, o iodo, o magnésio e o flúor.

O mais importante é o ferro, que está presente na hemoglobina do sangue, substância que tem a função de transportar gás oxigênio às células dos animais superiores.

Bioelementos
Alguns elementos químicos são essenciais à vida animal e vegetal.

Compostos orgânicos e inorgânicos

Os bioelementos combinam-se entre si para formar as biomoléculas, isto é, os compostos que integram o corpo dos seres vivos. As biomoléculas são classificadas em dois grandes grupos: inorgânicas e orgânicas.

  • Os compostos inorgânicos são a água e os saís minerais. A água constitui entre 65% e 95% da massa dos seres vivos e é, portanto, a biomolécula mais abundante. Na água, dissolvem-se as biomoléculas restantes, e em seu meio ocorrem as reações bioquímicas. Os sais minerais são, sobretudo, cloretos, carbonatos e fosfatos de cálcio, sódio, potássio, ferro e outros minerais. Não superam 1% da massa dos seres vivos, mas são imprescindíveis à vida.
  • Os compostos orgânicos são as substâncias derivadas do carbono. Essas substâncias encontram-se fundamentalmente nos seres vivos e, por isso, são chamadas substâncias orgânicas.

Por: Paulo Magno Torres