Cultura

Cultura e Sociedade Canadense

O Canadá é um país multicultural como o Brasil. Não pense que indo para o Canadá, você vai encontrar apenas loiros (as) altos (as) de olhos azuis porque não na realidade, você vai encontrar todas as raças neste país. Com certeza ele é uma terra de imigrantes. É difícil descrever a cultura original do Canadá com toda esta mistura. Os imigrantes são encorajados a cultivar sua cultura e permitir que ela cresça. Por isso, o Canadá também é chamado de “O lugar onde todos pertencem“.

O Canadá tem uma população muito baixa. Somente 36 milhões de habitantes, apesar da nação ser a segunda maior do mundo. Aproximadamente 77% dos Canadenses moram em cidades e estão entre a idade de 25 e 34 anos.

Educação primária e secundária são gratuitas. O nível superior é fortemente subsidiado: Mais de 80% dos gastos com a educação superior são pagas pelos os governos das províncias. Isto faz com que força de trabalho do Canadá, seja uma das mais bem educadas no mundo. 40% da força de trabalho do Canadá possui diploma superior. Isto é mais que nos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Inglaterra e França. A média de alunos em uma sala de aula primária é de 16 estudantes.

O Canadá é totalmente livre de violência racial, classe social ou conflitos étnicos. Isto é reconhecido pelo mundo como um dos lugares mais seguros para ser viver. Os grupos étnicos estão divididos em: Britânicos 40%, Franceses 27%, outros europeus 20%, Índios e Inuit 1.5%, outros, maioria Asiáticos 11.5%(1996). Divisão de religião: Católicos 45%, Igreja Unida 12%, Anglicanos 8%, outros 35% (1991).

O Canadá possui uma das mais saudáveis populações do mundo. Isto é o resultado direto de um sistema de saúde universal e compreensivo. Existem mais de 55 mil médicos licenciados no Canadá. Isto é, para cada grupo de 520 canadenses, existe um médico. Cada ano, o governo gasta $52 bilhões em saúde, aproximadamente $18 mil para cada canadense.

A média de vida dos Canadenses é de 79.4 anos. Esta média é um ano mais longa que a dos Britânicos, dois anos mais que a dos Americanos e SETE vezes a mais que os chineses. A mortalidade infantil esta em torno de para cada mil nascimentos, 6.1 morrem (1996).

O Canadá é um lugar muito confortável para se viver. Casa aquecida e carro são considerados uma necessidade. No casamento, ambas as partes, marido e esposa trabalham para fora na maioria das famílias canadenses.

Por estas razões, o Canadá se tornou sonho de imigração para muitos em todo mundo.

Alimentação

Por ser um país bastante diversificado, no Canadá você encontra todo o tipo de comida que existente no mundo.

Os Canadenses normalmente fazem três refeições por dia: de manhã o breakfast (café da manhã) que inclui cereal com leite, torradas com geleias de frutas, café em uma grande xícara que eles chamam de “mug”, panquecas com mel ou similar e em algumas famílias fazem ovos fritos com bacon e um tipo de salsicha. Mas a torrada com geleia e o cereal com leite são indispensáveis no café da manhã canadense. Ao meio dia é a hora do lunch (almoço).

O Almoço canadense geralmente é muito prático e rápido. Os trabalhadores canadenses na sua maioria, não tem hora de almoço de uma hora, por exemplo, como temos no Brasil. Por isso, o almoço deles é realmente um lanche. Basicamente uma sopa (compra-se sopa pronta enlatada que é só esquentar) em um sanduíche.

O Dinner ou supper (jantar) geralmente é servido cinco horas da tarde. No Jantar se faz uma refeição completa que inclui carne, legumes e saladas. No Canadá não se usa muito fazer arroz. O arroz é substituído pela o purê de batatas. A batata é base das refeições canadenses. Faz-se de tudo com a batata. O purê é o mais popular. Geralmente ele é servido com um molho que se chama Gravy. O gravy é composto de farinha de trigo frita com suco de carne. O frango é também bastante servido, pois o Canadá é um grande produtor de aves.

Os canadenses gostam muito também de cenouras e pickles.

Existe uma vasta rede de fast food no Canadá. Todos os nomes famosos de fast-food você encontra no Canadá. Os hanburgers e batatas fritas (chamada de french-fries) são muito populares. A comida mexicana é bastante popular também.

Nos supermercados você encontra qualquer ingrediente para fazer qualquer tipo de comida. Existe uma seleção muito grande de ingredientes e frutas para se preparar desde um churrasco gaúcho até uma exótica comida indiana. A maioria dos produtos são importados. Como o Canadá não possui muitas terras férteis (clima tropical) para o cultivo de vários legumes e frutas, tudo vem de fora. Algumas frutas, como o mamão e o abacaxi, são extremamente caras! Laranja também é bastante caro, por isso, compensa mais comprar sucos concentrados ou frutas enlatadas. Tudo que se for comprar é melhor fazer uma pesquisa de preços antes. Muitas vezes, os preços nos supermercados variam muito.Uma curiosidade é incrível como os caixas dos supermercados são simpáticos, de bem com a vida. Eles sempre nos cumprimentam com um “hi” (oi) ou com “How are you today?” (Como você vai hoje?). É difícil encontra um caixa de supermercado de mau humor ou sem dar pelo menos um sorriso!

Comer em restaurante não é muito barato no Canadá. Acho que é como no Brasil. Existem restaurantes de todos os tipos espalhados pelo o país. Uma coisa que notei aqui é que os garçons são sempre muito simpáticos com os clientes e a gorjeta não é incluída na conta. O cliente da a gorjeta de acordo como foi atendido. Geralmente as gorjetas em um restaurante comum ficam em torno de $2 à $5 dólares.

As cozinhas das famílias canadenses são equipadas na maioria com fogão elétrico de quatro “bocas”. Existe o fogão a gás nas lojas para vender, mas não são muito populares. Eu particularmente nunca vi uma família usando fogão a gás. A maioria usa aparelhos domésticos de 110 Volts.

Origem das línguas

Embora se acredite que os vikings visitaram o Canadá por volta do ano 1000, o primeiro desembarque documentado é de John Cabot, em 1497. Cabot era um italiano a serviço do rei da Inglaterra, e por isso reclamou as terras descobertas para a coroa inglesa. Mas as primeiras expedições exploradas só tiveram início em 1534, por Jacques Cartier, que chegou a atingir a região que hoje está Montreal, no Vale do Rio Sã Lourenço, Cartier era francês, e por isso a França enviou para o Canadá um contingente de colonos, que passou a chamar a região de “Nova França”. Em 1608, os franceses fundaram a cidade de Quebec. Não tardou para os ingleses, mais ao sul, se defrontassem com os franceses; a vitória coube à Inglaterra, pois a França, pelo Tratado de Paris, havia cedido todos os territórios da América do Norte.

Por esse motivo, existem duas comunidades no Canadá: a inglesa e a francesa; tanto é que ambas as línguas são consideradas oficiais; cerca da metade da população é de origem britânica, e o restante distribui-se em importante porcentagem de franceses, além de alemães, italianos e ucranianos. A província de Quebec, onde estão agrupados os canadenses de origem francesa, quer maior autonomia, enquanto as nove outras províncias são de descendentes ingleses. A enorme diferença de religiões e costumes das duas comunidades foi motivo de conflitos em diversas ocasiões.

Em 1687, canadenses das duas comunidades reuniram-se numa confederação, o Domínio, em que decidiram que o Canadá faria parte da Comunidade Britânica das Nações (Commonwealth). O chefe de estado ali é então a soberana da Inglaterra, representada por um governador geral; apesar disso, o país tem um governo autônomo, regido por um Primeiro-Ministro canadense e um Parlamento.

A língua e uma das coisas que fazem o Canadá ser único. 60% dos Canadenses falam Inglês (oficial) como sua língua principal, 24% falam Francês(oficial), e 16% falam outras línguas. Os Chineses vem atrás como segunda maior língua falada no Canadá, tirando o Inglês e o Francês.

Tempo e Clima

Quando se ouve falar sobre o Canadá, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é o FRIO!!! Pensamos que o Canadá faz frio o tempo inteiro, o ano inteiro. Como experiência própria, posso dizer que realmente se faz muito frio por aqui. Já cheguei a “pegar” – 38 graus Celsius, mas não é o ano inteiro e não se passa muito frio, uma vez que, todas as casas possuem sistema de aquecimento gerado por gás natural.

O Canadá possui quatro estações bastante distintas: Primavera (Spring), verão (Summer), outono (Autumn ou Fall) e inverno (winter). No Canadá, as estações realmente se diferem uma da outra na maior parte do país. No verão, o Canadá pode ser bastante quente, como no verão passado, que chegou + 32 graus Celsius na região que estou. No inverno, pode ser tão frio que, você pode literalmente se congelar se não estiver bem agasalhado.

Descrições de cada estação:

A primavera é época de chuvas. Durante o dia, a temperatura permanece agradável, mas a noite ela se esfria. Na maior parte do Canadá, as flores começam a se desabrochar em março. As folhas começam a aparecer nas árvores entre abril e maio. Porém, a primavera pode chegar mais cedo em Vancouver e Victória. Estas cidades na costa sul do oeste apresenta o mais curto e menos severo inverno do Canadá.

Esta é a estação que os Canadenses desabrocham!!! O verão começa oficialmente em 21 de julho. Na verdade, julho e agosto representam verão para os canadenses. No verão, as temperaturas são bastante agradáveis e podem esquentar bastante também. As temperaturas em média no verão, ficam em torno de + 20, mas pode chegar até + 32. O verão canadense é muito bonito e alegre. Tudo fica colorido com pessoas tomando banho de sol nas praças públicas e parques. O Canadense faz de tudo para aproveitar o verão ao máximo, pois eles sabem que o verão não dura muito para eles! No verão, os dias parecem não ter fim, pois o sol se põe as 22:00 hr. É muito estranho ir dormir com sol à noite!

O outono no Canadá é chamado de Fall. Sabe-se que é outono quando a primeira geada ocorre durante a madrugada. As geadas são comuns no meio de setembro. Também no meio de setembro e outubro, as folhas das árvores começam a mudar de cor (amarelo e vermelho) e cair no chão. Somente as árvores com espinhos (como pinheiros) permanecem verdes o ano inteiro. No outono pode-se chover muito. A neve começa a cair durante novembro em várias áreas, exceto na costa sudeste.

Esta estação é temida por todos. Durante os meses de inverno, dezembro, janeiro, fevereiro e março, a temperatura fica abaixo de zero durante o dia e a noite. Em algumas partes, ela chega a cair para – 25 repentinamente. Em Vancouver ou Victória, as temperaturas ficam abaixo de zero apenas por alguns dias em dezembro e janeiro. No resto do Canadá, a neve permanece de dezembro até metade de março. Os ventos costumam ser bastantes frios. Com os ventos, tem-se a ideia da temperatura do ar. Finalizando, o inverno Canadense pode durar de novembro até abril em várias partes do Canadá. Chuvas bastante frias também surgem no inverno.

A melhor maneira de se enfrentar as mudanças de temperaturas no Canadá é estar preparado. Acompanhar as previsões da temperatura nos meios de comunicações é extremamente importante. No inverno, a temperatura varia muito durante a semana ou até no dia. O Canadá mede a temperatura usando o sistema Celsius ao invés de Fahrenheit, como é usado nos Estados Unidos.

Curiosidades Gerais

Os Esquimós não gostam de ser chamados assim, porque esta palavra significa “Canibal”. Eles estão sendo chamados de Inuits.

O animal símbolo do Canadá é o Beaver. Em português ele se chama Castor; o esporte mais popular do Canadá é o Hockey no gelo. Depois o Baseball, esqui e patinação no gelo.

A bandeira nacional Canadense é composta de duas faixas verticais vermelhas e uma branca com a folha da árvore Maple em vermelho no centro. As faixas vermelhas simbolizam o sangue derramado pelo os canadenses na Primeira Grande Guerra mundial (1914-1918); a faixa branca simboliza a neve e a folha da Maple é o símbolo nacional do Canadá.

A Maple é uma árvore muito utilizada pelos os canadenses. Com as folhas delas se produz açúcar e sua madeira é utilizada de várias formas. Apesar da folha da árvore Maple ser bastante associada com o Canadá, ela só foi reconhecida como emblema nacional em 1996. Existem 150 espécies de Maple (genus Acer) conhecidas, mas somente 15 espécies podem ser encontradas na América do Norte. 10 delas são encontradas no Canadá e eles crescem em quase todas as províncias.

O Canadense não tem carteira de trabalho e nem de identidade. A carteira de habilitação funciona como carteira de identidade, pois nela contém todas as informações sobre o cidadão. O Cartão do Social Insurance (seguro social) serve para identificar os trabalhadores. Mas não consta nada sobre os lugares que o cidadão já trabalhou. Uma carta de referência na hora de procurar um emprego é extremamente importante, uma vez que não tem outra maneira de provar suas experiências profissionais.

Usam-se cartões comemorativos para tudo, aniversário, casamento, falecimento, formatura, dia dos namorados, batizado, Natal etc. Geralmente, nesta datas é indispensável o envio de um cartão.

O Canadá também se comemora o Halloween (Dia das Bruxas) no dia 31 de outubro como nos Estados Unidos.

Se o motorista percebe ou se você fazer um sinal com o braço direito indicando que deseja atravessar a rua, os motoristas param o carro para o pedestre atravessar. Não importa se para isso ele tenha que parar o trânsito inteiro atrás dele. Esta atitude se aprende na escola primária.

O dia dos namorados ou amor comemora-se no dia 14 de fevereiro e é chamado de Valentine`s Day.

As ligações telefônicas locais não são cobradas, pois se paga uma taxa fixa por mês. Em Alberta pela companhia Tellus custa $37.00 dólares. Apenas em telefones públicos que é cobrado 35 centavos por ligação.

Feriados Nacionais: Natal, 25 de Dezembro; Boxing Day (dia de queima de estoques das lojas após Natal), 26 de Dezembro; Ano novo; 1° de Janeiro; Good Friday ou Easter (Páscoa), em março ou Abril, Victoria`s Day (Aniversário da Rainha), 24 de Maio (não se comemora em Quebec esta data); Canada`s Day (anivésario do canada), 1° de Julho; Labour Day (dia do trabalho), primeira segunda-feira de Setembro; Thanksgiving Day (dia de Ação de Graças), segunda segunda-feira de Outubro; e Remembrance Day (dia de finados em lembrança aos que morreram na segunda guerra), 11 de Novembro.

Em Québec se comemora dia Nacional de Québec, Quebec`s Fêtenationle du Quebec, em 24 de Junho.

  • As cores oficiais das forças armadas Canadenses são vermelho e branco.
  • Cuspir na rua ou em público, não é aceitável.
  • Pedestres que não respeitam sinalização de trânsito são multados.
  • Fumar não é permitido em edifícios públicos, elevadores, na maioria das companhias áreas canadenses e ônibus. Também na maioria dos bancos, restaurantes ou lugares públicos.
  • Jogar papel no chão (na rua) é proibido!
  • Amamentar criança com leite materno não é bem visto se os seios ficarem exposto ao público.
  • Chegar atrasado nos compromissos é considerado ofensa.
  • Sempre visite a casa de alguém se for convidado. Sempre “ligue” antes para pessoa que pretende visitar. NUNCA visite uma pessoa sem avisá-la antes.
  • Buzinar por qualquer motivo é sinal de ofensa.
  • Com dezesseis anos pode-se tirar carteira de motorista.
  • Os bancos abrem aos sábados na maioria das províncias.
  • É considerado maior de idade aos dezoito anos para ambos os sexos.
  • Beijos apaixonados na boca em lugares públicos é considerado uma grande falta de educação.
  • Bebidas alcoólicas e cigarros só são vendidos para maiores de 18 ou 19 anos, depende da região. Esta lei é seguida à risca!
  • As bebidas alcoólicas são vendidas em lojas especializadas. Não se encontra cerveja (por exemplo) nos supermercados.
  • 97% dos Canadenses são alfabetizados.
  • O governo paga aproximadamente um salário de $800 dólares, para quem perde o emprego até que se encontre outro.
  • O limite de velocidade nas rodovias canadenses é de 100 Km por hora, e dentro das cidades é de 50 km por hora.

Fonte: Vários livros, Websites e o manual “A newcomer`s Introduction to Canada”- 1997

Por: Viviane L. da Silva

Veja também: