Doenças

Dengue

A dengue é uma doença viral, não contagiosa, transmitida pelo Aedes aegypti (mosquito fêmea), de origem africana, portanto se adapta a temperaturas quentes, no Brasil se procriam principalmente no verão ou em dias quentes. O mosquito transmissor é o mesmo da febre amarela, o inseto coloca seus ovos em água limpa e parada e se proliferam.

Existem quatro tipos de sorotipos com o vírus da dengue, entre eles: DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Se alguém for picado pelo mosquito com algum desses sorotipos, dá a ele proteção parcial contra os outros três tipos de vírus.

Campanhas contra a Dengue

O governo brasileiro lança todos os anos campanha contra a dengue, com a chegada do verão o número de casos de dengue se multiplicam e arma do governo é a conscientização do povo, além de vistorias de residências por agentes contratados, voluntários e soldados do exército.

Como se prevenir

Para se prevenir da dengue é preciso combater os locais de reprodução do inseto, eles adoram água limpa e parada. Tudo que acumula água pode procriar as larvas do mosquito Aedes aegypti. Os objetos que mais acumulam água são: Pneus velhos, garrafas, quintal com poças, vasilhas, caixas de água, vasos de plantas. Verifique sua casa e veja se tem algum desses objetos propícios a acumular água, converse com seus vizinhos, faça sua parte.

Prevenção da Dengue

Sintomas da Dengue

O quadro clínico da dengue pode apresentar diferentes sintomas, em alguns casos da dengue comum e hemorrágica os sintomas podem ser parecidos, mas pode se agravar rapidamente, podendo levar a pessoa à morte em 1 dia, portanto se persistir os sintomas a baixo, procure um médico.

Dengue mais comum
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Perda do apetite
– Manchas vermelhas na pele
– Náuseas, vômitos e tonturas
– Cansaço extremo
– Dores nas articulações e juntas

Dengue hemorrágica
– Vômitos persistentes
– Dores abdominais
– Pele pálida
– Sangramento no nariz e boca
– Manchas vermelhas
– Excesso de sono e confusão mental
– Sede excessiva
– Perda da consciência
– Dificuldade para respirar

Se você tiver os sintomas citados acima vá direto ao hospital ou unidade de saúde do seu bairro, lá o diagnóstico é feito por exame de sangue ou sorologia, o exame pode demorar até 4 dias para ficar pronto, se o exame der positivo outros exames serão realizados para encontrar os sinais de gravidade.

Tratamento para a dengue

Não existe tratamento específico para combater o vírus da dengue, o que se pode fazer é tomar muito líquido para evitar a desidratação. Os remédios receitados pelo médico poderá ser antitérmicos e em caso mais graves internação para hidratação constante.

Se suspeitar de dengue, evite medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios, e o mais importante, nunca se medique sozinho, procure um médico.

Por: Rafael Queiroz

Veja também: