Doenças

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares (TA) estão relacionado s a comportamentos alimentares que causam prejuízo à saúde do indivíduo, de causas geralmente complexas.

Geralmente, esses transtornos começam a se manifestar na infância e na adolescência, principalmente em mulheres jovens.

Porém, atualmente, ambos os sexos têm apresentado transtornos alimentares de diversos tipos.

As causas são comumente multifatoriais, ou seja, relacionadas a diversos fatores, como:

  • transtornos alimentares na família;
  • problemas emocionais e depressão;
  • alterações no corpo durante a puberdade;
  • valorização extrema do corpo magro no contexto sociocultural;
  • baixa autoestima, introversão, perfeccionismo, impulsividade etc.

Existe um grande número de transtornos alimentares; porém os mais comuns são 4: obesidade, anorexia, bulimia e vigorexia.

Obesidade

A obesidade é uma doença na qual há acúmulo de gordura corporal, associada, basicamente, ao consumo excessivo de calorias.

Além do excesso de gordura corporal, a obesidade está associada a outros problemas de saúde e, portanto, ao aumento da taxa de mortalidade, uma vez que o excesso de massa corporal predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular, doenças cardiovasculares e a diabetes mellitus.

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas são obesas. As mulheres superam ligeiramente os homens nessa estatística.

Anorexia

A anorexia pode ser caracterizada pelo medo intenso de engordar e pela recusa em manter um peso corporal dentro dos padrões mínimos saudáveis. Assim, as pessoas com anorexia apresentam perda excessiva de massa corporal (magreza excessiva).

A principal causa deste transtorno está relacionada a uma dieta alimentar rígida e insuficiente, com grande restrição calórica.

Essa condição também pode estar associada a excesso de exercícios físicos. Em alguns casos, o indivíduo doente provoca vômitos e faz uso de laxantes e diuréticos.

Por se tratar de uma doença complexa, ela envolve componentes psicológicos, fisiológicos e também sociais.

Bulimia

A bulimia envolve episódios compulsivos, de curta duração, de ingestão de alimentos. Após esses episódios de ingestão exagerada de alimentos, os bulímicos usam vários métodos compensatórios para evitar o ganho de peso, como vômitos e uso de laxantes.

A bulimia se distingue da anorexia por não haver emagrecimento extremo e pela presença de episódios de ingestão excessiva de alimento. No entanto, as pessoas com bulimia também podem ter distorção da imagem corporal, assim como os anoréxicos, que têm medo de ganhar peso e apresentam certo grau de insatisfação com seu próprio corpo.

Vigorexia

É um transtorno alimentar relacionado à obsessão na busca de um corpo musculoso e atraente. Ocorre, na maioria dos casos, em indivíduos do sexo masculino.

Os indivíduos portadores desse transtorno alimentar costumam realizar um treinamento muscular intensivo, incluindo uma alimentação voltada para a manutenção desse corpo, frequentemente com uso excessivo de suplementos alimentares e, em alguns casos, de anabolizantes.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: