Economia

Fatores de Produção

Para a produção de bens e serviços, é necessário combinar os chamados fatores de produção. Há duas classes de fatores de produção: os originais e os derivados. Os originais são aqueles que não são produzidos por nenhum outro, como a terra e o trabalho. Os derivados são o capital e a tecnologia.

Terra

O fator terra, em sentido amplo, refere-se ao conjunto de recursos naturais empregados no processo de produção. Compreende a terra propriamente dita, a água, o ar, as plantas, os animais, os minerais e as fontes de energia.

Alguns desses recursos são renováveis, outros não. Em algumas áreas do planeta, a exploração excessiva dos recursos não-renováveis e de outros que requerem longos períodos para recuperar-se provoca sérios problemas ambientais.

Trabalho

O fator trabalho consiste na atividade humana, tanto física quanto intelectual, que intervém no processo produtivo e está destinada a produzir bens e serviços.

Nas sociedades modernas, distinguem-se dois tipos de trabalhadores: os empresários, que são os proprietários ou administradores de empresas, e os empregados, que prestam seu trabalho em troca de um salário.

A relação entre empresário e empregados é formalizada por um contrato de trabalho, que pode ser estabelecido por tempo indeterminado ou com uma duração predefinida, quando se fixa a data para a finalização da relação trabalhista.

Geralmente, as condições legais em que se desenvolve a atividade trabalhista de um país resultam de complexas negociações entre o Estado, os empresários e os empregados. Estes últimos costumam organizar-se em sindicatos dedicados à defesa de seus interesses.

Capital

Os recursos que se empregam para produzir bens e serviços constituem o capital.

É possível distinguir três tipos dele: capital físico, formado pelos elementos materiais e tangíveis: prédios e galpões etc.; o capital humano, que se refere à educação e à formação profissional de empresários e trabalhadores; e o capital financeiro, ou seja, o dinheiro necessário para fundar uma empresa e mantê-la em atividade.

Quadro apresentando os fatores de capital
Tipos de capital

Tecnologia

Um fator de especial relevância nos últimos tempos é a tecnologia, que pode ser definida como o conjunto de procedimentos utilizados para produzir bens e serviços.

Segundo a tecnologia, há três tipos de produção:

  • Produção manual: aquela em que o ser humano proporciona a força e o manejo das ferramentas.
  • Produção mecanizada: aquela em que o maquinário disponível proporciona a força, e o ser humano maneja as ferramentas.
  • Produção tecnificada: aquela em que as máquinas proporcionam a força e controlam as ferramentas, enquanto os trabalhadores se limitam a programá-las.

A tecnologia utilizada por uma empresa está condicionada por distintos fatores:

  • Tipo de atividade: há atividades humanas que são difíceis de mecanizar.
  • A capacidade financeira: as empresas com mais lucro podem investir mais em tecnologia.
  • O nível de desenvolvimento do país onde se encontra: nas economias industrializadas, as empresas tendem a investir em pesquisas e no desenvolvimento de mecanismos para melhorar sua produção e seus lucros.

A tecnologia oferece enormes possibilidades, porém também traz alguns problemas, como o desaparecimento de postos de trabalho ou a marginalização de regiões e países menos desenvolvidos, que não acompanham as rápidas mudanças tecnológicas.

Por: Paulo Magno Torres

Veja também: