Geografia do Brasil

Fusos Horários do Brasil

Devido à grande extensão longitudinal (leste-oeste), o Brasil apresenta mais de 1 fuso horário em seu território. Esses fusos estão atrasados em relação às áreas que estão a leste, inclusive o Meridiano de Greenwich.

Assim, se forem consideradas as ilhas oceânicas brasileiras, chega-se à conclusão de que o Brasil possui quatro fusos horários, todos atrasados em relação a Greenwich, já que o País está situado totalmente no hemisfério ocidental.

No primeiro fuso horário brasileiro, atrasado duas horas em relação a Greenwich, estão situadas somente as nossas ilhas oceânicas (Fernando de Noronha, Penedos de São Pedro e São Paulo, Trindade, Martim Vaz e Atol das Rocas).

O segundo fuso horário é o mais importante, pois abrange a porção com maior concentração de população e a mais importante economicamente. Atrasado três horas em rela­ção a Londres, constitui a hora legal do Brasil (hora de Brasília) e nele estão situados todos os Estados brasi­leiros litorâneos e mais os Estados interioranos de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O estado do Pará que antes era dividido em 2 fusos horários diferentes, desde 2008 encontra-se totalmente neste fuso.

O terceiro fuso horário brasileiro, atrasado uma hora em relação a Brasília, compreende os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas (exceto seu extremo oeste) e Roraima.

O quarto e mais novo fuso horário do Brasil, em vigor desde 10/11/2013, encontra-se cinco horas atrasado em rela­ção a Londres e duas horas de Brasília, compreende o Acre e o extremo oeste do Estado do Amazonas.

Fusos Horários do Brasil 2 horas GMT: Engloba o mar territorial brasileiro e as ilhas oceânicas nacionais, inclusive Fernando de Noronha.

– 3 horas GMT:  Constitui a hora de Brasília, abrangendo os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

– 4 horas GMT: inclui Roraima, a maioria do estado do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

– 5 horas GMT: Acre e a parte extremo oeste do Amazonas, compreendendo somente 13 municípios deste estado.

Pode­mos observar que todos os fusos apresentam horários definidos em relação a Greenwich (GMT). Assim, se uma localidade estiver situada 3 fusos (45°) a oeste do GMT, estará com 3 horas atrasadas em relação ao ho­rário de GMT.

Por: Renan Bardine

Veja também: