Fontes de Energia

Fontes Alternativas de Energia

As fontes alternativas de energia são menos poluentes que as não-renováveis e não se esgotam, porém seu rendimento energético também é muito menor.

Na maioria dos casos, energias alternativas não são economicamente viáveis por causa da relação entre o custo de extração e o rendimento que geram, em comparação com outras fontes de energia.

A energia solar

O Sol é a fonte de energia mais potente que existe na Terra, fundamental para a vida de todos os seres vivos.

A energia solar chega até nós na forma de energia radiante, como luz (energia luminosa) e calor (energia térmica). Transforma-se em energia elétrica nas centrais conversoras de energia solar. (Energia Solar)

Energia solar em casas

A energia hidroelétrica

Uma grande porcentagem da energia elétrica que consumimos vem das centrais hidroelétricas. Nelas, transformam-se energia cinética e energia potencial das quedas-d’água em energia elétrica. Ainda que em geral não seja considerada uma fonte das mais poluidoras, requer grandes transformações ambientais, como a construção de represas e centrais, as quais comprometem o equilíbrio do meio em que estão inseridas. (Energia Hidrelétrica)

Usina hidrelétrica

A energia eólica

Os modernos geradores eólicos são muito parecidos com os moinhos, porém transmitem o movimento de suas pás ao eixo de um gerador elétrico. Suas principais inconveniências estão no fato de que seu fornecimento depende da presença de ventos, o que não é constante, e que pode prejudicar aves cuja rota passe pelos geradores eólicos. (Energia Eólica)

Cataventos de energia eólica

A energia geotérmica

Aproveita o calor de gêiseres, águas termais e erupções vulcânicas, que se desprende e sai das camadas internas da Terra, para gerar energia elétrica.

Energia geotérmica

A energia da biomassa

Uma das maneiras de aproveitar a energia da biomassa é por meio da combustão de matéria orgânica, dejetos e excrementos dos animais. O calor oriundo dessa queima pode ser transformado em outros tipos de energia. (Energia da Biomassa)

A energia das marés

A energia associada à constante mudança no nível do mar (energia mecânica) é aproveitada para a produção de energia elétrica. Esse tipo de central é rentável apenas nas regiões onde as marés são muito acentuadas.

Energia gerada por ondas

Apesar de sua disponibilidade, o uso das fontes alternativas de energia ainda é minoritário.

Por: Fábio Martins

Veja também: