Fontes de Energia

Fontes Alternativas de Energia

Grande parte da crise ambiental contemporânea se deve ao fato de a economia mundial ter base em fontes de energia não renováveis, tais como o petróleo, utilizado para geração de energia elétrica e fabricação de inúmeros bens de consumo. Sua utilização causa impactos significativos no equilíbrio dos ecossistemas e para a sociedade, como contaminação por poluentes, destruição da camada de ozônio, chuva ácida e aumento do efeito estufa.

A atuação de movimentos ambientalistas disseminou a ideia de uma consciência ecológica e da utilização de tecnologias limpas como o uso de fontes alternativas de energia nos setores industriais para garantir e prevenir o futuro sustentável do planeta.

As fontes alternativas de energia são menos poluentes que as não-renováveis e não se esgotam, porém seu rendimento energético também é muito menor.

Energia solar

A energia solar é aquela proveniente da luz e do calor do Sol, uma forma de geração de energia limpa e renovável. Há dois sistemas básicos para geração de eletricidade a partir da luz do Sol. Em um, a luz é primeiramente converti- da em energia térmica, aquecendo um fluido (óleo ou água) que é canalizado para mover uma turbina. No outro, a luz é diretamente convertida em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico, por exemplo, nos painéis solares.

O uso de energia solar apresenta diversas vantagens. É uma energia limpa, pois não gera emissões de gases poluentes; as centrais de geração necessitam de baixa manutenção; os painéis solares estão cada vez mais acessíveis, devido ao rápido desenvolvimento dessa tecnologia. No entanto, esse tipo de energia tem armazenamento pouco eficiente quando comparado ao dos combustíveis fósseis, além de sofrer muitas variações de produção conforme os climas das diferentes regiões.

Energia solar em casas

Energia hidrelétrica

Outro exemplo de fonte alternativa é a energia hidrelétrica, obtida a partir da construção de barragens de rios, onde se acumula grande quantidade de massas de água em forma de energia potencial. A água acumulada no reservatório de uma usina hidrelétrica é utilizada para mover turbinas, e esse movimento é transformado em energia elétrica por geradores.

Trata-se de uma fonte de energia que não emite gases poluentes significativos e tem custo operacional baixo, devido à automatização das usinas. Pode ser considerada uma fonte de energia mais limpa que os combustíveis fósseis e a biomassa; no entanto, pode causar consideráveis impactos ambientais. Dentre eles, destaca-se o uso de grandes áreas para represamento da água, que inunda áreas de florestas e regiões habitadas por animais e seres humanos.

Usina hidrelétrica

Energia eólica

As usinas de energia eólica utilizam o movimento das massas de ar, ou vento, para girar grandes pás de turbinas eólicas. Essas turbinas são acopladas a geradores que transformam o movimento das pás em energia elétrica. Além de ser energia renovável, ela é considerada limpa, pois não emite gases poluentes. No entanto, também gera impactos para o meio ambiente, tais como a modificação da paisagem (devido ao impacto visual considerável), impactos sobre as aves do local (ocasionado pelo choque nas pás eólicas) e impactos sonoros.

Cataventos de energia eólica

Energia geotérmica

Outra fonte alternativa de energia encontra-se abaixo da crosta terrestre (no manto), onde as temperaturas chegam à escala de milhares de graus Celsius. Esse calor, denominado de energia geotérmica, pode ser utilizado para geração de energia elétrica. Na maior parte dos casos, as usinas utilizam água quente de lençóis subterrâneos para geração de vapor-d’água, que é canalizado e utilizado para mover as turbinas que geram energia.

Há outras maneiras de utilizar esse tipo de energia, em que as temperaturas elevadas são aproveitadas para fornecer calor necessário em processos industriais. Contudo, um dos problemas associados à energia geotérmica é a dificuldade de alcançar locais onde o acesso à energia é mais fácil, pois na maioria das vezes é necessária a perfuração da crosta em muitos metros, o que envolve custos altos.

Energia geotérmica

Energia da biomassa

A biomassa, utilizada a partir da combustão de material orgânico, é uma das fontes alternativas de energia acumulada pelos seres vivos. Um exemplo de uso da biomassa para produção de energia é a fabricação do etanol, combustível obtido a partir da biomassa da cana-de-açúcar, da qual se extraem grandes quantidades de açúcares, fermentados por micro-organismos, e que geram álcool. Outros exemplos de biomassa são a gordura de origem animal e óleos vegetais como o da mamona, os quais são misturados ao etanol para a produção de biodiesel.

Outra maneira de aproveitar a energia da biomassa é por meio da combustão de matéria orgânica, dejetos e excrementos dos animais. O calor oriundo dessa queima pode ser transformado em outros tipos de energia.

Existem inúmeras fontes de biomassa, como madeira, restos de alimento, bagaço de cana-de-açúcar, restos de podas, papéis, entre outros. Apesar de ser uma fonte renovável e permitir o aproveitamento de resíduos, é importante saber que a geração de energia elétrica a partir da biomassa resulta na emissão de gases poluentes para a atmosfera, trazendo impactos para ecossistemas e organismos. Ainda assim, a energia produzida a partir de biomassa é menos poluente que a obtida a partir de combustíveis fósseis.

A energia das marés

Outra fonte alternativa é a energia maremotriz, em que o movimento das marés pode ser utilizado para geração de energia elétrica, utilizando a diferença do nível das águas entre as marés baixa e alta. Na maré alta, a água é acumulada em reservatórios e, quando a maré baixa, a água vai sendo liberada, movendo turbinas hidráulicas semelhantes às de usinas hidrelétricas.

Apesar de ser uma fonte de energia renovável e limpa, seu custo de instalação é alto, assim como sua manutenção. Além disso, as turbinas devem ser instaladas em locais específicos, com desníveis elevados entre as marés, restringindo, assim, a distribuição dessa energia.

Energia gerada por ondas

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: