Países

Vietnã

País do Sudeste Asiático, o Vietnã ocupa uma extensa faixa costeira no setor leste da península da Indochina. A população pertence à etnia viet, com minorias tai, khmer, muong, nung e meo.

Economia

São cultivados arroz, milho, batata e mandioca, entre outros produtos. Há grandes rebanhos bovinos, suínos e de búfalos.

Seus recursos minerais incluem o carvão, os fosfatos, o sal, o zinco e, em menor proporção, ouro, molibdênio, ferro e estanho.

Na indústria, destacam-se os setores siderúrgico e metalúrgico, químico, têxtil, de produção de cimento, cerveja, tabaco e açúcar e a produção mecânica.

História do Vietnã

As primeiras civilizações do Vietnã surgiram no delta do rio Vermelho na era neolítica. Em 208 a.C, formou-se o reino Nam-Viêt em Tonkin, que em 111 a.C. foi conquistado e integrado à China. Em Annam e na Conchinchina, nasceu a civilização shampa. O dominio chinês foi rechaçado em 939 por Ngo Quyên, criador da dinastia Ngo, sucedida pelo reino Dai- Viêt, governado pelas dinastias Lê (até 1009) e Li (até 1225).

No início do século XV, o país foi novamente conquistado pela China, mas em 1428 Lê Loi recuperou a independência e instaurou a segunda dinastia Lê (até o século XVIII). Em 1859, a França impôs seu protetorado. O sentimento nacionalista fortaleceu-se em 1927, com a criação do Partido Nacionalista, que em 1930, sob a liderança de Ho Chi Minh, assumiu a ideologia comunista.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Indochina foi ocupada pelos japoneses. Após a derrota do Japão no fim da guerra, em 1945, Ho Chi Minh proclamou a República Democrática do Vietnã. Mas a tentativa francesa de recuperar a região desencadeou a primeira guerra da Indochina (1946-1954).

A derrota das tropas francesas (1954) obrigou Paris a aceitar os Acordos de Genebra, que reconheciam a independência do Vietnã, cujo território foi dividido pelo paralelo 17.

Ao norte, surgiu a República Democrática do Vietnã, com o apoio econômico e militar da URSS e da China. Ao sul, criou-se a República do Vietnã, apoiada pelos Estados Unidos. O general Giap, que comandara a luta vitoriosa contra os franceses, proclamou a reunificação, iniciando a Guerra do Vietnã (1954- 1975), na qual os EUA colocaram todo o seu potencial bélico.

Apesar disso, quando a guerra acabou, em 1975, a vitória coube à República Democrática do Vietnã e à guerrilha comunista do Vietcong. Surgia assim a República Socialista do Vietnã, com o Norte e o Sul unidos. Na década de 1990, houve o gradual abandono da economia centralizada e a inserção no mercado mundial. Em 1994, os EUA suspenderam o embargo econômico ao Vietnã, que durava desde o fim da guerra. Em 1995, os dois países restabeleceram relações diplomáticas.

Em janeiro de 2008, o Vietnã assume uma cadeira não-permanente (com mandato de dois anos) no Conselho de Segurança da ONU.

Vietnã.
Vietnã: localização e bandeira.

O Vietnã hoje

Atualmente, os vietnamitas são parceiros comerciais de seu antigo inimigo, que se tornou um aliado comercial. A economia liberalizante cresce a taxas elevadas, enquanto a queda da desigualdade social fez do país uma vi- trine entre os países pobres.

Na década de 1980, o Vietnã estabeleceu reformas econômicas, visando à liberdade comercial por meio do comércio privado, à abertura do país aos investimentos externos pelo livre-comércio e à permissão da propriedade privada no setor agrícola.

Essas medidas foram ampliadas na década de 1990, com o alargamento do processo de flexibilização da política econômica (privatizações e maior presença do capital estrangeiro) diante de uma política que se manteve socialista.

Em 1994, as relações comerciais foram reatadas com os EUA, que suspenderam o embargo comercial. Em 2000, o presidente Bill Clinton dos EUA visitou o Vietnã.

A partir da década de 2000, as reformas liberalizantes se aceleraram para atrair indústrias, principalmente do setor têxtil, que se instalaram no território, que apresenta mão de obra barata para um setor que necessita de numerosos trabalhadores.

O país seguiu os passos da China, com abertura econômica e autoritarismo político comunista. O governo comunista é um dos cinco remanescentes no mundo, com China, Cuba, Laos e Coreia do Norte. O sucesso econômico do Vietnã é relevante, pois nos últimos anos o país teve, em média, um crescimento de 6% do PIB.

O avanço no combate à pobreza também foi extremamente acentuado: na década de 1990, 60% da população vivia abaixo da linha de pobreza, índice que caiu para os atuais 10%. Houve também avanço no setor educacional.

No setor agrícola, o fim do controle estatal ampliou as produções de café (espécie robusta) para exportação e de arroz, que utilizam grande parcela de mão de obra. A extração mineral corresponde ao manganês, à bauxita, ao ferro e ao carvão mineral.

Veja também: