Home Guia de Profissões > Bibliotecário

Bibliotecário

Durante muitas décadas, as pessoas que cuidavam das bibliotecas eram, basicamente, pessoas que gostavam tanto de livros que acabavam dedicando a sua vida para trabalhar com eles. Hoje em dia existe uma formação superior específica para o cargo, e que realmente prepara as pessoas para cuidar das bibliotecas da melhor forma possível.

Publicidade

O bibliotecário não é apenas a pessoa que indica para as os clientes das bibliotecas onde estão determinados livros, ou aqueles que ficam pedindo para que as pessoas façam silêncio quando estão dentro do ambiente de leitura. Ele basicamente é o profissional que cuida de toda a logística e do funcionamento destes locais.

Por conta desta missão, o profissional bibliotecário acaba trabalhando diretamente no sistema de classificação, catalogação e arquivamento não apenas dos livros, mas de uma série de outras informações que circulam dentro de uma biblioteca. Além disso, eles devem garantir que os livros sejam guardados ou armazenados seguindo um caminho lógico, fazendo com que as pessoas encontram os títulos com mais facilidade.

A origem da profissão de bibliotecário pode ser considerada tão antiga quanto o surgimento do próprio livro. Como o conhecimento e o acesso aos livros era restrito em determinadas regiões, há séculos atrás, os que cuidavam dos livros acabavam tendo uma grande responsabilidade diante de sí.

Bibliotecário

Hoje em dia as tarefas e as rotinas dos profissionais que trabalham nas bibliotecas acabaram sendo alteradas em virtude da popularização da tecnologia e da informática como um todo. Apesar dos computadores se tornarem fundamentais para organizar o acervo de livros, ainda existem muitas bibliotecas, especialmente nas escolas públicas, que não contam com este tipo de facilidade.

Opções de trabalho e mercado

Apesar de ser uma atividade que acaba passando longe da opção de muitas pessoas, este é um mercado que pode ser considerado em alta, e os formados nos cursos superiores de biblioteconomia podem acabar encontrando vagas com uma certa facilidade.

Durante muito tempo, o principal campo de atuação destes profissionais eram as bibliotecas das escolas, mas hoje em dia os profissionais também podem trabalhar em instituições ou empresas que catalogam ou administram documentos, de um modo geral. Também podem compor uma equipe multidisciplinar para organizar a história ou memória de uma determinada empresa ou setor.

Remuneração

O salário inicial de um bibliotecário gira em torno dos R$ 1,4 mil, variando de estado para estado.

Formação

O curso que deve ser feito é o Bacharelado em Biblioteconomia, disponível em diversas universidades públicas, com duração média de 8 semestres.