Guia de Profissões

Dançarino

Bem além de atuar como bailarino, este profissional da área de dança encontra uma série de oportunidades de emprego como coreógrafo por exemplo. Os produtores artísticos, professores e até mesmo crítico. Conheça um pouco mais sobre todas as carreiras profissionais em danças, e como está o mercado de trabalho para este profissional, e onde cursar esta graduação.

Sobre a carreira de dança

Todos os profissionais da área de dança conhecem técnicas de movimentação corporal como por exemplo os ritmos, o equilíbrio, o alinhamento e os controles de cunho respiratório. Eles ainda se utilizam de técnicas para criar e ainda executar as coreografias nos espetáculos de dança, bem como do teatro, shows, entre outras áreas.

Esta carreira é muito procurada por estes profissionais. E ao término de toda a graduação em dança, o profissional está devidamente apto para ministrar as aulas de áreas de educação artística para o ensino formal. Poderá atuar ainda como professor ou instrutor de dança em cursos livres, acádias, hotéis e resorts.

Existem muitos jovens que procuram por uma carreira de bailarino, ou dançarino tradicional e popular. Como os mercados de trabalho são mais restritos para o profissional, alguns preferem atuar com a produção artística de espetáculos, escrever críticas na área ou atuarem como dramaturgos.

Dançarino

Para a gestão, o profissional formado na área de dança poderá atuar em várias etapas para a organização dos espetáculos de dança. Isto desde a captação de recursos necessários para montar o espetáculo, até uma escolta de figurino, passando por uma definição de som e de iluminação, além da contratação dos bailarinos.

O perfil deste profissional formado em dança

O perfil deste profissional deverá envolver a expressão corporal, além de gostar de se movimentar e explorar todos os limites do corpo, o que são características desejáveis e fundamentais para este profissional.

Quem opta por trabalhar como instrutor de dança, ou mesmo professor deverá desenvolver uma boa capacidade para a área de comunicação. A sensibilidade estética, e ainda o gosto pelas artes de forma geral são algumas das características que podem ajudar a este profissional em atividades como a criação das coreografias e a direção de seus espetáculos.