Home Guia de Profissões > Engenheiro de Software

Engenheiro de Software

Todos os programas, gerais ou específicos, instalados nos computadores passam pelas mãos desse profissional.

Publicidade

O engenheiro de software é o responsável pelo desenvolvimento de programas para computadores. Ele tem capacidade para participar de todo o processo de criação, distribuição e utilização do produto.

Na fase inicial, irá levantar os requisitos que o software deve apresentar para atender às necessidades dos usuários e as especificações dos equipamentos usados. Depois, vai executar os testes, verificar se o programa é resistente a fraudes e se é preciso implementar algum mecanismo de segurança ou fazer adaptações para ambientes tecnológicos diferentes – por exemplo, conferir se o produto é compatível com o sistema da empresa e com a Internet. Também poderá analisar as formas de distribuição do programa e criar novas aplicações.

Sua formação pode começar com a graduação em Processamento de Dados, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Nesses cursos aprenderá noções de programação, mas é com a especialização e a prática que se tornará um profissional pleno e com boas perspectivas futuras. Sua área de atuação vai do desenvolvimento de pequenas programações até o gerenciamento de grandes projetos.

Publicidade

Como toda profissão ligada à Informática, a atualização é fundamental. Além de participar de programas de educação continuada, é necessário estar atento às mudanças e novidades nos produtos. O bom profissional precisa ser ágil na resolução de problemas.

O campo de trabalho é vasto e está em crescimento, principalmente no Sul do país. Ele pode buscar colocação em empresas de Informática, como desenvolvedoras de software ou fabricantes de equipamento, em grandes corporações (bancos e financeiras), além de consultorias. Boa parte dos profissionais acaba sendo absorvida pela área financeira. Engenheiro de software

Mercado

Em alta. É uma das áreas dentro da Informática que mais crescem e não se perde tempo à procura de emprego. Existe uma grande carência de pessoas com boa formação, sendo comum as empresas, principalmente as do setor financeiro, recorrerem às universidades em busca de profissionais.

Opções de trabalho

Atuar em empresas de praticamente todos os segmentos ou em consultorias, desenvolvendo e testando softwares específicos, criando novas aplicações para programas existentes ou gerenciando projetos.

Remuneração

Salário inicial: R$ 3.000,00.

Formação

10 semestres.

Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software: Senac-São Paulo/SP;

em Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software: Umesp-São Bernardo do Campo/SP.