Enfermeiro

Os profissionais enfermeiros contam com uma dedicação completa para promover, manter e reestabelecer toda a saúde das pessoas. Este é o profissional que coleta dados sobre estados de saúde dos pacientes, e define uma conduta que precisa ser seguida por uma equipe de enfermagem.

Publicidade

Este é o responsável por toda a higiene, alimentação, administração de remédios e seus curativos. Na área de saúde coletiva, atua em várias comunidades, na prevenção das doenças e ainda fazendo o trabalho de educação.

Os licenciados são preparados para ministrar as aulas teóricas e práticas, nos cursos profissionalizantes que acabam formando auxiliares e técnicos na área de enfermagem.

Sobre o mercado de trabalho

A maior parte dos recém-formados na área, chega ao mercado anualmente, e isto poderá significar a concorrência, se a alternativa for de trabalhar nas regiões sul e sudeste, que concentram os maiores e melhores empregadores. Em contrapartida existe a carência dos profissionais nas regiões norte e nordeste do Brasil, principalmente com especialização na área de obstetrícia, o que poderá representar boas chances de colocação.

O aumento de expectativa de vida da população se expande a frente de trabalho representados por prestações de assistência domiciliar. E também deverá ser cada vez mais comum encontrar enfermeiros trabalhando nos centros de estéticas, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios empresariais, e em serviços de sistemas de homecare.

Enfermeira

Entre as melhores instituições podemos citar:

BA Salvador UFBA. CE Fortaleza Uece. GO Goiânia UFG. MG Alfenas Unifal-MG. Belo Horizonte UFMG. Uberaba UFTM. PE Recife UFPE. PR Londrina UEL. Maringá UEM. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro Uerj, UFRJ Enf. e Obstetrícia. RS Porto Alegre PUCRS.

Sobre os cursos

O curso envolve muitas disciplinas das áreas de ciências biológicas, além de toda a administração e os fundamentos de psicologia e de sociologia. Para o segundo ano, os alunos começam a atender todos os pacientes e a cuidar de enfermarias. Na área de licenciatura, existem aulas voltadas exclusivamente para o ensino. Os estágios supervisionados são obrigatórios, e no final do curso é exigido trabalho de conclusão.

O profissional tem uma duração média de curso de quatro anos, e a remuneração inicial fica a partir do valor de R$ 5 mil reais.