Guia de Profissões

Engenheiro Metalúrgico

Requisitado em diversos segmentos industriais, esse profissional é um especialista em metais e sua utilização.

O que pode haver de comum entre uma chave de fenda, um fogão e um carro zero-quilômetro? Se você respondeu que todos eles contêm algum tipo de metal em sua composição, acertou. Outra resposta também correta é que, para desenvolver tais produtos, eles passaram pelas mãos do engenheiro metalúrgico. Esse profissional é um especialista em metais. Ele cuida não só da extração dos minérios como também da transformação dessa matéria-prima em metais ou ligas metálicas e da sua posterior utilização na produção de máquinas ou peças.

Esse engenheiro precisa conhecer profundamente os metais para indicar qual utilidade cada um deles pode ter para a indústria. Com isso, novos produtos são criados ou aperfeiçoados a custos cada vez menores. Para tanto, é preciso estudar as propriedades físicas e químicas tanto dos metais ferrosos (aqueles que contêm ferro em sua composição, como o aço), como dos não-ferrosos (os que não contêm ferro, como o cobre ou o alumínio).

Com esse conhecimento, o engenheiro metalúrgico pode trabalhar, por exemplo, no controle de qualidade dos produtos. Toda vez que uma peça apresentar algum defeito, ele irá analisá-la, visando descobrir as causas que levaram àquele problema. Outra possibilidade de trabalho é desenvolver peças que atendam às necessidades de clientes, determinando, entre outras coisas, o tipo de metal mais adequado para confeccioná-las.

O curso de graduação em Engenharia Metalúrgica, além de contar com as disciplinas básicas da Engenharia, como Física, Química, Cálculos e Desenhos, tem matérias específicas, como Mineralogia, Fundição, Metalurgia em Pó, entre outras. Engenheiro metalúrgico

Mercado

Estável. Embora a indústria siderúrgica nacional seja uma das maiores do mundo, desde a privatização o número de contratações manteve-se estável. Contudo, em regiões como o Nordeste e o Sul ainda há carência desse profissional, principalmente nas regiões onde foram instaladas novas montadoras.

Opções de trabalho

Trabalhar em indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, de mineração, automobilísticas, etc., cuidando da extração, da fundição, da compra e venda de minérios, metais e ligas de metais ou atuando no setor de controle de qualidade, por exemplo.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00.

Formação

8 a 10 semestres, de acordo com a universidade.

Bacharelado em Engenharia Metalúrgica: UFMG-Belo Horizonte/MG; PUC-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS/Porto Alegre/RS; FEI-São Bernardo do Campo/SP; USP-São Paulo/SP; IME-Rio de Janeiro/RJ; Ufop-Ouro Preto/MG; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Volta Redonda/RJ.