Guia de Profissões

Pneumologista

Esse profissional é especialista em doenças pulmonares, atuando para que seus pacientes consigam respirar melhor.

A Pneumologia é a especialidade médica que estuda as doenças que afetam as vias respiratórias, principalmente os pulmões, como asma, pneumonia e tuberculose. Criada em 1977, é uma área relativamente nova e que passou a ganhar mais importância por causa da alta incidência de problemas respiratórios provocados pela poluição nos grandes centros e pelas infecções oportunistas que atacam os portadores de HIV.

O profissional precisa estudar Radiologia Pulmonar, Topografia, Microbiologia e Infectologia, Terapia Intensiva e Fisiologia Respiratória, entre outras, além de possuir um conhecimento global do organismo humano, já que pode acontecer de o pneumologista atuar como clínico geral. Geralmente, nesta área não há diferença entre o tratamento para crianças e adultos. Porém, nos grandes centros, existem médicos que prestam atendimento específico. No caso infantil, tratam a bronquite crônica e a asma, que ocorrem com maior frequência entre as crianças.

Os principais inimigos que o médico encontra no tratamento de seus pacientes são a poluição e os cigarros, que provocam asma, bronquite crônica, insuficiência respiratória e enfisema pulmonar. Ele também trata de doenças infecciosas, como pneumonia, tuberculose e toxoplasmose, e ocupacionais, como silicose e saturnismo.

O pneumologista pode trabalhar com equipes de outros profissionais, como fisioterapeutas, que se dedicam à reabilitação e desobstrução pulmonar, cuidam dos aparelhos de ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e condicionam a musculatura do corpo. Outro exemplo é o broncoscopista, médico que não precisa ter sua especialidade em pneumologia, mas que faz exames da traqueia e dos brônquios por meio de um instrumento óptico, o broncoscópio. Pneumologista

Mercado

Em alta. Essa é uma área relativamente nova dentro da Medicina. Com a volta de doenças como a tuberculose, decorrente da Aids, essa especialidade passou a ser mais expressiva no mercado. Outro fator é a poluição nos grandes centros, que dá origem a vários problemas respiratórios.

Opções de trabalho

• Atuar em consultórios e clínicas particulares.
• Trabalhar em hospitais, ambulatórios e prontos-socorros.
• Trabalhar como tisiologista em postos de saúde.
• Dar aulas e fazer pesquisas.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 3 anos de residência em Pneumologia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Pneumologia: Hospital Professor Edgard Santos-Salvador/BA; HC-Recife/PE; Hospital Júlia Kubitscheck-Belo Horizonte/MG; Hospital Universitário-Brasília/DF; HC-Curitiba/PR; Hospital Universitário Antonio Pedro-Niterói/RJ, Hospital Universitário Pedro Ernesto-Rio de Janeiro/RJ; Unesp-Botucatu/SP, USP-São Paulo/SP.