Guia de Profissões

Filólogo

O filólogo é o profissional especialista na língua escrita, que está dedicado a analisar e interpretar textos de diversos tipos e formatações.

A área de Filologia nada mais é do que a ciência que tem como objetivos estudar a língua escrita em vários aspectos, e posteriormente analisar os textos de tipos teóricos, textos de ficção, entre muitos outros tipos de conteúdos.

Para praticar e se tornar um bom profissional neste sentido é fundamental se contar com uma boa erudição, este é um método que leva em conta muitos fatores culturais, bem como históricos, religiosos, e tudo o que se envolver nas obras escritas.

Sobre a formação em filologia

A formação deste profissional considerada mais básica é o bacharelado em letras. E a partir disto é possível se optar por uma das especializações que podem corresponder a grandes áreas de logística. E desta forma, todos os que estudam a filologia romântica precisam ter um domínio das maiores e mais importantes línguas neolatinas, entre elas podemos citar o português e o romeno.

Para quem escolher por exemplo a filologia germânica, é fundamental que se tenha conhecimento deste sistema linguístico, entre eles o alemão e o inglês por exemplo.

A maior parte destes profissionais filólogos acabam atuando como revisores de textos, e os textos públicos na maioria das vezes são revisados por filólogos, como por exemplo as leis, constituição, etc. Os profissionais podem ainda se dedicar a diversos tipos de atividades acadêmicas através de uma excelência do desenvolvimento das suas profissões principalmente.

Filólogo

O mercado para este profissional

O mercado para este profissional é totalmente estável, em contrapartida se trata de um mercado muito restrito, sem uma perspectiva de crescer. Seus campos de trabalho dos filólogos são a carreira acadêmica de forma básica.

Entre as maiores oportunidades de trabalho podemos citar a dedicação completa de magistério e pesquisas científicas.

Além disto o profissional pode atuar no emprego ou prestar consultorias para editoras universitárias ou mesmo bibliotecas.

Produzir dicionários, gramáticas e as edições de cunho crítico.

A remuneração oferecida é equivalente a R$ 2400 mensais e a formação é de oito semestre em uma média.

As melhores instituições

As melhores instituições que oferecem estes cursos são UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC.