Geógrafo

O profissional graduado como Geógrafo, tem como objetivos estudar o nosso planeta e toda a ocupação humana que é realizada diariamente, este também não se limita apenas a geografia física, como por exemplo os relevos, vegetações e o clima, ele deve analisar populações, e como estas se relacionam com o meio ambiente.

Publicidade

A partir de dados captados por satélites, este profissional capta e confecciona além de interpretar mapas atuando no ensino fundamental e médio.

Como está o mercado de trabalho para estes profissionais

Entre as áreas mais aquecidas do mercado para o bacharel, podemos citar as que são ligadas a tecnologia, como por exemplo o sensoriamento remoto, onde os profissionais fazem o mapeamento de áreas com a ajuda de satélites e radares específicos para empresas de tecnologia.

É ele quem cria mapas baseados nas imagens de satélites, uma área que está bastante aquecida é a do planejamento territorial, bem como ambiental e urbano ou até mesmo rural. Este profissional geógrafo é contratado através da iniciativa privada ou por empresas que fazem parte do governo para a produção de laudos nos projetos de ocupação da terra.

Geógrafo

Publicidade

Existe ainda uma possibilidade para atuar em escolas de ensino fundamental e médio, um segmento que cada vez mais vem crescendo, este profissional poderá ainda executar estudos socioeconômicos e de cunho ambiental bem como sobre planejamento urbano, rural e acima de tudo ambiental.

Entre as melhores instituições podemos citar:

CE Fortaleza UFC. GO Goiânia UFG. MG Belo Horizonte UFMG. PA Belém UFPA. PE Recife UFPE. RJ Rio de Janeiro Uerj, UFRJ. RS Porto Alegre UFRGS.

Sobre o curso

Nas escolas, os alunos podem optar, pela vertente de cursos. Em contrapartida, nos cursos de licenciatura, existem ainda disciplinas de cunho pedagógico, como a psicologia da educação e da didática. A realização de estágio é obrigatória.

Algumas instituições oferecem a graduação para áreas específicas como por exemplo o meio ambiente ou a climatologia, uma instituição como por exemplo a Unila no estado do paraná, tem um curso devidamente focado na América Latina.

A duração em média do curso é de quatro anos.

Entre as áreas de atuação podemos citar:

Entre as áreas de atuação podemos citar, a criação e manutenção de mapas com base em imagens feitas por satélites, o ecoturismo, elaborando assim roteiros, organizando e guiando excursões em parques e áreas de preservação ambiental.

A área de geografia de transportes também e um ponto de atuação interessante, onde o usuário poderá planejar os sistemas de trânsito, bem como transportes, levado em conta toda a mobilidade, e a inclusão social bem como a sustentabilidade.