Guia de Profissões

Psiquiatra

O trabalho desse profissional da saúde é cuidar do equilíbrio emocional e tratar doenças como a depressão e a esquizofrenia.

Área da Medicina responsável por diagnosticar, estudar e tratar doenças mentais, a Psiquiatria tem lutado contra o preconceito da sociedade. Para os que ainda pensam que a Psiquiatria está associada apenas à loucura, é importante saber que boa parte da população mundial já apresentou distúrbios psíquicos ao longo da vida.

Em países subdesenvolvidos, que vivem em instabilidade financeira e com índices de violência cada vez maiores, doenças como a depressão estão se tornando comuns. Conforme levantamento da Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% da população apresenta quadros depressivos em algum momento da vida. Estima-se que em 2020, a depressão será o segundo maior problema de saúde no mundo, só perdendo para as doenças cardíacas. Portanto, não faltará trabalho para o psiquiatra.

Apto a diagnosticar e tratar doenças como esquizofrenia, transtornos obsessivo-compulsivos, doenças do pânico e anorexia, ele pode trabalhar como psiquiatra clínico ou psicoterapeuta. As duas atividades se diferenciam pela forma de tratamento – a primeira atua mais a curto prazo, enquanto a segunda soma a Psicologia e a Psiquiatria para tratar o paciente por um período prolongado.

Após concluir o bacharelado em Medicina e os dois ou três anos de residência médica, o profissional pode optar pela especialização como psiquiatra clínico ou psicoterapeuta (trabalhando em clínicas e hospitais), como psiquiatra forense (assinando laudos e cuidando de outras atividades dentro da Medicina Legal) e como psiquiatra da infância e da adolescência.

Com a obrigatoriedade de os planos de saúde darem cobertura em casos de doença mental, a partir de janeiro de 1998, o mercado melhorou no Sul e Sudeste do país. Nas outras regiões, as opções são escassas, restringindo-se a alguns hospitais públicos. Psiquiatra

Mercado

Em alta. O governo federal exige, desde janeiro de 1998, que os convênios médicos deem cobertura aos problemas ligados à saúde mental. Isso contribuiu para melhorar o campo de trabalho desse profissional, principalmente no Sul e Sudeste do país.

Opções de trabalho

• Atuar em clínicas e hospitais públicos ou privados; dedicar-se à psiquiatria forense.
• Trabalhar em consultório próprio, como psicoterapeuta.
• Especializar-se no atendimento a crianças e adolescentes.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 2 ou 3 anos de residência em Psiquiatria.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Psiquiatria: HBDF-Brasília/DF; HC-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; HC-Curitiba/PR; HUCFF-Rio de Janeiro/RJ, HUPE-Rio de Janeiro/RJ; UFSC-Florianópolis/SC; FMB-Botucatu/SP, Unicamp-Campinas/SP, Unifesp-São Paulo/SP, HC-São Paulo/SP; em Psiquiatria da Infância e Juventude: HC-Belo Horizonte/MG; HC-Porto Alegre/RS.