Home Guia de Profissões > Radioterapeuta

Radioterapeuta

Nos hospitais de grande porte e nas clínicas especializadas, esse profissional precisa de muito equilíbrio emocional, pois só trata pacientes com doenças graves.

Publicidade

O radioterapeuta é o médico especializado no tratamento de câncer por meio da radioterapia. Esta terapêutica vem, ao longo dos anos, apresentando contínuo desenvolvimento. Estes avanços vêm garantindo uma eficácia cada vez maior no tratamento de tumores e a diminuição dos desagradáveis efeitos colaterais.

Esse profissional precisa ter grande controle emocional para enfrentar seu dia-a-dia, pois está em contato permanente com portadores de doenças graves, que podem sofrer momentos de mal-estar durantes as sessões, além de estarem psicologicamente abalados.

Para se tornar radioterapeuta, é necessário graduar-se em Medicina e depois prestar um novo vestibular para fazer residência em Radioterapia (o que não é fácil, pois o número de candidatos por vaga tem crescido muito). Como os equipamentos utilizados na Radioterapia têm custo muito elevado, a maioria das instituições que oferecem esta residência é de grande porte – como o Hospital do Câncer e o Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Hoje, novos aparelhos e técnicas cada vez mais precisas conferem maior eficiência aos tratamentos e menor sofrimento aos pacientes e, também, maior proteção à saúde de quem trabalha na área.

Há grande carência desses profissionais no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Por isso, esta é uma das especialidades médicas em que a demanda do mercado é maior do que a oferta de profissionais. Radioterapeuta

Mercado

Em alta, uma vez que está havendo um número significativo de contratações de médicos radioterapeutas por parte dos hospitais especializados no tratamento de tumores.

Opções de trabalho

• Atuar em hospitais gerais e nos especializados no tratamento de câncer.
• Atuar em clínicas especializadas em radioterapia.
• Fazer pesquisa científica em universidades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 3 anos de residência em Radioterapia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Radioterapia: Hospital Araújo Jorge-Goiânia/GO; Inca-Rio de Janeiro/RJ; USP-São Paulo/SP; Unifesp-São Paulo/SP, Hospital das Clínicas-São Paulo/SP; Hospital do Câncer-São Paulo/SP.