Teólogo

Esse profissional se ocupa em estudar a relação do ser humano com Deus. Seu objetivo é transmitir a doutrina cristã.

Publicidade

O significado literal da palavra “teologia” é estudo de Deus. Seu conceito foi criado na Antiguidade pelos filósofos gregos, tornando-se um meio de proclamar os deuses, de professar a fé e de ensinar a doutrina. No entanto, foi no cristianismo que o termo ganhou força e se transformou em método de estudo.

Dessa maneira, apesar de o sentido mais amplo da palavra referir-se a qualquer deus ou credo, convencionou-se tratar como estudo teológico somente o relacionado às religiões de origem judaico-cristã. Assim, o teólogo é o profissional responsável pelo estudo e pela transmissão da doutrina cristã.

A maior parte dos teólogos está ligada a instituições religiosas. Qualquer que seja a opção de culto, dedicação e altruísmo são fundamentais, já que é preciso força de vontade para enfrentar, em muitos casos, um grande volume de trabalho associado à falta de estrutura e à baixa remuneração. Também é necessário interesse em decifrar os enigmas da existência, com o objetivo de tentar compreender a relação do ser humano com Deus e com o mundo. Como sua função é transmitir a doutrina, outros requisitos são paciência e didática. Uma boa opção é lecionar em escolas de 1º e 2º graus. Durante as aulas, além de ensinar a teoria religiosa, o teólogo procura passar conceitos de ética e moral.

O ponto de partida na formação desse profissional é o estudo bíblico. Para o teólogo, a Bíblia é não só um instrumento de trabalho para pesquisas históricas, filosóficas e religiosas, como também o elemento concreto que o ajuda a entender a vida diante das questões atemporais que a filosofia apresenta. Durante o bacharelado, o estudante terá disciplinas como Conhecimentos Bíblicos, História, Psicologia, Ciências da Religião, Ecumenismo, Teoria da Comunicação, Introdução à Sociologia e Ética. Teólogo

Mercado

Em alta. Durante a década de 1990, a quantidade de igrejas cristãs no Brasil aumentou muito, o que, conseqüentemente, provocou um crescimento na procura por esse profissional. Outro fator importante é que o mercado editorial também tem solicitado cada vez mais o trabalho de teólogos como consultores.

Opções de trabalho

• Lecionar em escolas de 1º e 2º graus.
• Atuar como agente pastoral em comunidades de base.
• Liderar grupos religiosos, tanto na igreja católica com nas protestantes.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.100,00.

Formação

Bacharelado em Teologia: UCSal-Salvador/BA; Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus-Belo Horizonte/MG; ISBL-Londrina/PR; PUC-Rio de Janeiro/RJ; Ulbra-Canoas/RS, PUC-Porto Alegre/RS; IAE-Engenheiro Coelho/SP; Mackenzie-São Paulo/SP; PUC-São Paulo/SP.