Home Guia de Profissões > Publicitário

Publicitário

Muitas propagandas acabam ficando, durante anos após anos, na cabeça das pessoas. E estas propagandas acabam saindo da mente criativa de uma série de profissionais que são conhecidos como publicitários. Trata-se de uma atividade que está passando por diversas mudanças, e que também se adapta facilmente, já que é considerada essencial para a sociedade capitalista e competitiva na qual vivemos.

Publicidade

Basicamente o publicitário acaba sendo o profissional que cria formas de vender um determinado produto. A palavra vender é muito utilizada no ramo publicitário, mas nem sempre significa a venda efetiva, ou seja, troca de um produto ou serviço por dinheiro, por exemplo. A venda de uma ideia também é importante, já que as marcas precisam estar presentes na vida dos clientes o tempo inteiro, e não somente no momento da transação comercial.

O publicitário precisa pensar nas peças publicitárias que serão feitas para uma determinada campanha, sendo que este profissional trabalha tanto nas questões gráficas quanto também na mídia eletrônica. Além de colocar a mão na massa, os publicitários também trabalham nas questões que envolvem o planejamento de ações de comunicação e propaganda para seus clientes ou contratantes.

Publicitário

Publicidade

O mundo das agências de publicidade acabou caindo no imaginário das pessoas. Geralmente são vistos como ambientes criativos, onde as pessoas não precisam vestir roupas sociais e onde o trabalho é algo mais leve. Mas isso está muito longe de refletir a realidade das agências de publicidade, que são considerados, nos dias de hoje, um dos ambientes mais estressantes para se trabalhar.

Opções de trabalho e mercado

Existem muitos profissionais se formando nos cursos de publicidade e propaganda no Brasil, e isso fez com que o mercado entrasse em recessão. Apesar de estar saturado nos centros urbanos do país, é o profissional que mais conta com oportunidades de trabalho entre os cursos de comunicação, especialmente quando comparados aos colegas Jornalista se Relações Públicas.

Apesar do mercado das agências estarem em baixa, o campo digital acabou se tornando um amplo mercado a ser explorado pelos publicitários nos últimos anos, especialmente pela grande corrida promovida pelas empresas para consolidar sua presença na internet e em outras mídias digitais.

Remuneração

Osa vencimentos iniciais dos publicitários giram em torno dos R$ 1,6 mil, mas somente nas grandes cidades. No interior ou mesmo nas capitais dos estados menos desenvolvidos, este valor pode cair até pela metade.

Formação

O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda pode ser encontrado com uma certa facilidade no Brasil, e tem duração média de 4 anos.