História do Brasil

Segundo Reinado

 O segundo reinado é o período da História Brasileira que tem início com a declaração de maioridade (ou golpe da maioridade) de D. Pedro II, em 1840, e seu término com a Proclamação da Republica, em 1889.

Golpe da Maioridade

Dom Pedro II tinha, na época, 14 anos de idade o que impossibilitaria de assumir o cargo máximo da nação. Porém, com o apoio do Partido Liberal conseguiram agitar a população e assim pressionar o Senado a declarar a maior idade do imperador, podendo assim assumir o poder.

Acreditavam que abandonando a forma de governo Regencial e tendo, agora, um Imperador, seria de fundamental importância para por fim a todas as disputas políticas que abalavam o Brasil no período. E isso de fato aconteceu.

Política e economia no Segundo Reinado

Dom Pedro II realizou parcerias com a Elite Agrária do País, classe de grande influência no século XIX. Tendo-os como aliados, os favores começaram a prevalecer. O Imperador dava toda condição e estrutura para que essa Elite continuasse produzindo cada vez mais e em troca recebia todo apoio político necessário para se consolidar no poder. Dessa maneira, em pouco tempo, o Segundo Reinado conseguiu fazer do Brasil um País estável e próspero.

Em relação à Economia o Café se transformou e se consolidou como o principal produto brasileiro para exportação, provocando um grande crescimento econômico. Inicialmente produzido no Vale do Paraíba, São Paulo, e região Fluminense, se expandiu rapidamente por se tornar um produto de grande aceitação mundial.

Nasce assim uma nova Elite, agora concentrada no Sudeste, a Elite Cafeeira, que se tornaram mais ricos que os antigos Senhores de Engenhos produtores de açúcar.

Abolição da mão de obra escrava

Outro fator interessante do período é que a mão de obra escrava, usada também na produção da cana de açúcar, foi transferida para o Sudeste e continuou sendo a força motora da economia cafeeira.

Porém, o Brasil sofria grandes pressões internacionais (principalmente da Inglaterra) para que a mão de obra escrava fosse extinta. E com as crescentes aprovações de leis nacionais que buscavam o fim da escravidão, a elite cafeeira teve que se adequar a nova realidade, buscando novas soluções para mão de obra. Essa solução foi a mão de obra estrangeira, imigrantes.

Com o desaparecimento da mão de obra escrava a Elite Cafeeira que gastava com a compra de escravos, agora gastará com salários dos emigrantes que usaram sua força para a produção do café.

Esta evolução social acabou proporcionando uma nova mudança: o nascimento da Indústria Brasileira. 

Com a substituição da mão de obra escrava pela assalariada, além de um grande crescimento demográfico, os bens de consumo passaram a ser escassos para esse grande número de pessoas.

O fim do império e início da república no Brasil

Os cafeicultores percebendo a oportunidade de gerar novos lucros, e que já tinha um capital acumulado das vendas do café, passaram a investir na criação de manufaturas. Dessa maneira foram criadas indústrias que passaram a fazer concorrência a bens produzidos pelas indústrias estrangeiras.

Essas adequações proporcionaram mudanças no País, porém o Governo Imperial perdia seu prestigio devido a algumas questões.

Uma delas é a questão militar. Os militares, que foram vitoriosos na Guerra do Paraguai e cientes de sua importância na sociedade brasileira, buscaram o direito de optar nas decisões políticas do País. Como não eram ouvidos eles passaram a conspirar contra o império.

Outro fator é que a Elite agrária brasileira não se conformava com remuneração do trabalhador. Dessa maneira cresce uma vontade de que a mão de obra escrava retorne e com isso o apoio ao Imperador diminui.

Outra questão foi religiosa. Dom Pedro II pune dois lideres clericais que acataram ordens do Vaticano de punir os católicos que tinham ligações com a maçonaria. Como Dom Pedro estava rodeado por maçons exigiu que a ordem Papal fosse descumprida.

A Igreja, a Elite, e os Militares, eram os principais pilares de sustentação do Império no Segundo Reinado. Sem ter o apoio destes, Dom Pedro perdeu sua majestade e foi deposto por golpe político.

Fonte:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_reinado
  • http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/imperio—segundo-reinado-1840-1889-pedro-2-e-pacificacao.htm

Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues

Veja também: