Home Português > Tópico Frasal

Tópico Frasal

Tópico de parágrafo, ou tópico frasal, é a informação mais importante do parágrafo. Normalmente é colocado no início do parágrafo e é desenvolvido por meio de exemplos, de alusões e de detalhamentos.

Publicidade

Nos textos em prosa, as frases e os períodos se organizam em eixos denominados parágrafos. O parágrafo é, portanto, uma estrutura superior à frase que desenvolve uma única ideia.

Isso implica que o parágrafo contém um processo de raciocínio completo, ou seja, uma ideia principal e seu necessário desenvolvimento. Assim, toda vez que concluímos um raciocínio e queremos começar outro, iniciamos um novo parágrafo.

Não existem um, dois ou mais modos corretos de se iniciar um parágrafo. Essa escolha dependerá, na verdade, da intenção que se tem ao escrevê-lo.

Publicidade

Ainda que haja uma variação muito grande de como iniciá-lo, os especialistas em texto são unânimes em apontar a importância do tópico frasal, para garantir a coerência textual.

Tipos de tópico frasal

Os tipos mais comuns de tópicos de parágrafos são:

  1. Declaração inicial
  2. Definição
  3. Alusão histórica
  4. Interrogação
  5. Misto

O primeiro tipo, e o mais comum deles, é a declaração inicial. Esse tópico é o mais utilizado por ser, simplesmente, uma afirmação sobre algo do mundo.

Veja o exemplo a seguir:

Os conhecimentos acumulados sobre a leitura constituem hoje, provavelmente, um dos domínios mais vigorosos da psicologia. Temos não só uma ideia relativamente precisa do que supõe o ato de ler, como também do processo – longo e complexo – que nos permite chegar a ser leitores competentes.
[…]

Outro tipo de tópico de parágrafo é a definição, em que o autor do texto emite um conceito, uma fórmula, uma regra. Seu uso é mais didático e, quando o assunto pode ter mais de um ponto de vista, auxilia a esclarecer a posição do autor.

O horror e o terror
A palavra “horror” deriva do latim horrere: fazer o cabelo se arrepiar. Ou seja, horripilar: horrorizar, eriçar os cabelos, arrepiar.
[…]

Outra maneira de se realizar um tópico de parágrafo é por meio da alusão histórica. Nesse tipo de tópico, o autor narra uma situação ocorrida na história da humanidade, a fim de conferir mais seriedade àquilo que será demonstrado.

Saiba mais sobre José de Anchieta, o primeiro professor no Brasil
Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia.
[…]

O tópico de parágrafo pode, ainda, ser realizado por meio da interrogação. Dessa maneira, o autor define um ponto de vista a ser abordado e transforma-o em pergunta. O que não se deve esquecer é de responder a esse questionamento ao longo do desenvolvimento do parágrafo.

Retrato de um gigante
Como explicar tudo isso? Como explicar, no fundo, que tivesse sido um conservador a depositar uma fé tão otimista nos marginais do sistema?
[…]

Ainda que sejam os mais comuns, não podemos afirmar que estes são os únicos modos possíveis de se introduzir um parágrafo.

A seguir, leia um exemplo em que o autor mistura uma suposição com uma interrogação.

Literatura melhora percepção dos sentimentos alheios, diz estudo.
Digamos que você esteja se aprontando para um encontro romântico às cegas ou para uma entrevista de empregoO que você deve fazer para se preparar? Além de tomar banho e se barbear, é claro, seria o caso de ler – mas não qualquer coisa. Algo de Tchekhov ou de Alice Munro ajudará você a navegar pelo novo território social e a interpretar emoções melhor do que com a ficção popular ou a não ficção.
[…]

O autor do texto é o responsável por escolher o tópico frasal, pois uma mesma oração pode desempenhar duas funções – principal ou secundária – dependendo do contexto em que está inserida. Escolher o que deseja evidenciar no texto para o leitor fica a critério do emissor.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: