Elementos Químicos

Rubídio (Rb)

O rubídio foi descoberto, em 1861, na lepidolita, um mineral do grupo das micas. É um metal mole, de cor, na verdade, branco-prateada, mas que recebeu esse nome, que significa vermelho-escuro, devido às raias de seu espectro.

O rubídio apresenta alguma toxicidade. Entra facilmente em combustão quando exposto ao ar e reage violentamente com a água, formando uma solução aquosa de hidróxido de rubídio (RbOH) e liberando hidrogênio molecular. A reação pode ser explosiva, uma vez que o hidrogênio liberado na presença do oxigênio do ar e do calor desprendido no processo pode reagir violentamente.

O rubídio está presente, combinado a outros metais, em minerais como a lepidolita, a leucita, a polucita, a amazonite, a petalite, a zinvaldíta e a carnalita. Nesta última, ele é encontrado como cloreto de rubídio (RbCI).

O metal também aparece, combinado a outros elementos, em rochas comuns, argilas, na água do mar e em nascentes de água mineral. Forma liga com o mercúrio, o ouro, o césio, o sódio e o potássio, além de formar os óxidos Rb20, Rb202 e Rb204.

Na forma metálica, pode ser obtido pela redução do cloreto de rubídio com cálcio, pelo aquecimento do hidróxido de rubídio com magnésio em corrente de hidrogênio e pelo aquecimento a vácuo de seu dicromato com o zircônio. As principais substâncias que contêm rubídio são o cloreto de rubídio (RbCI) e o hidróxido de rubídio (RbOH).

Carnalita
Carnalita.

Aplicações

O rubídio tem aplicações bastante limitadas. Pode ser usado na produção de vidros especiais e em óculos. Por causa de sua fácil ionização, o rubídio pode ser utilizado como componente em células fotoelétricas e em relógios atômicos.

O rubídio-81 é usado na medicina nuclear. Alguns de seus compostos participam da preparação de sedativos e de medicamentos administrados para o tratamento de epilepsia. O potencial de suas aplicações ainda é fonte de estudo.

Fogos de Artificios
Por produzirem chama vermelha, os compostos de rubídio são empregados em alguns artefatos de pirotecnia.

Nome do elemento: Rubidium. Rubídio
Origem do nome: Do latim rubidus: vermelho- -escuro.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico alemão Robert Bunsen (1811-1899) e pelo físico também alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887).
Ano de descoberta: 1861
Número atômico (Z): 37
Massa atômica: 85,4678
Família: 1
Período: 5
Configuração eletrônica: [Kr]5s’
Raio atômico: 235 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 688 °C
TF (substância simples): 39,31 °C