Química Inorgânica

A química inorgânica visa estudar os elementos químicos e as substâncias que não possuem carbono ligado a átomos de hidrogênio em sua cadeia, procurando compreender suas estruturas e propriedades no que concernem suas reações e transformações.

As substâncias inorgânicas se encaixam no grupo das “funções inorgânicas” e dividem-se em: ácidos, bases, óxidos e sais. Para identificar um ácido basta reconhecer a presença de hidrogênio (H) no primeiro elemento do composto, por exemplo, o Ácido Clorídrico (HCI). Já uma base possui como último elemento o OH, como em Hidróxido de Prata (AgOH). O óxido pode ser reconhecido facilmente por possuir apenas dois elementos, onde o último é o oxigênio (O), por exemplo, o óxido de Cálcio (CaO). Os sais possuem como primeiro elemento o metal e segundo um não-metal, como o Cloreto de Sódio (NaCl).

No cotidiano temos vários produtos fabricados a partir de substâncias inorgânicas, como, por exemplo, os cabos de fibra óptica e alguns catalisadores. Na mineração temos o amianto, o sal e os silicatos. Além dos metais e das ligas metálicas. Sendo assim, esta seção dispõe de artigos sobre essas substâncias inorgânicas, suas estruturas, propriedades e aplicações.

O que é Ácido

Desde os tempos dos alquimistas, observou-se que certas substâncias apresentavam comportamentos peculiares quando dissolvidos na…

O que é Ácido

Óxidos

A ferrugem que corrói os objetos de ferro e a pátina que recobre as cúpulas…

Óxidos

Bases

As bases são compostos iônicos, sendo, portanto, eletrólitos; em solução aquosa, o ânion formado é…

Bases

Titulação

Titulação é o método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular,…

Titulação

Sais

As substâncias mais abundantes na natureza são os sais, quase sempre resultantes da reação entre…

Sais

Minerais

Originados de fusões, vapores, soluções ou ação do metamorfismo, os minerais apresentam-se isolados ou reunidos…

Minerais

Isomeria

A descoberta do fenômeno da isomeria, na primeira metade do século XIX, mostrou que as…

Isomeria

Hidretos

Os hidretos formam uma enorme classe de substâncias químicas muito importantes, que podem ser definidas…

Hidretos