Home Redação > 5 Passos para a Revisão Gramatical de Textos

5 Passos para a Revisão Gramatical de Textos

Fazer um bom texto exige que o emissor seja cuidadoso com a revisão gramatical para que não corra o risco de colocar em xeque toda a sua produção textual devido aos deslizes gramaticais. Confira alguns pontos que merecem atenção:

Publicidade

1. Grafia

Se você está em dúvida quanto à grafia de alguma palavra, procure substituí-la por outra sinônima. Caso tenha acesso ao dicionário, consulte-o, entretanto, em processos seletivos você não poderá consultá-lo, portanto, use os sinônimos.

2. Pontuação

Lupa mostrando as etapas da revisão em um textoPreocupar-se com a pontuação é fundamental na revisão, pois ela é responsável pela clareza das afirmações e auxilia na compreensão do texto. Pra tanto, vale conferir se a pontuação está em excesso ou escassez. Um exemplo, quando há vírgulas demais no texto, o seu entendimento fica comprometido. Lembre-se que não se separa com vírgula o sujeito e o predicado.

3. Colocação dos pronomes

Segundo a norma culta da língua portuguesa, jamais se inicia período com pronome oblíquo (“Lhe mandei o convite” ⇒ “Mandei-lhe o convite”). Ao reler o texto, procure identificar se os pronomes oblíquos foram usados corretamente. Recorde que os pronomes o, a, os, as funcionam como objeto direto e os pronome lhe(s) funciona objeto indireto. Deslizes comuns: Encontrei ele (o certo: Encontrei-o), Nunca lhe ouvi cantar (o certo: Nunca o ouvi cantar).

4. Regência verbal e nominal

Na revisão gramatical do texto verifique se as preposições foram utilizadas de acordo com a regência verbal ou regência nominal adequada aos termos regentes. Deslizes comuns: As garotas preferem chocolate do que rosa (o certo: As garotas preferem chocolate a rosa).

5. Concordância verbal e nominal

Verifique se a concordância entre sujeitos e verbos está correta (concordância verbal) e se a flexão dos nomes está adequada (concordância nominal). As concordâncias em um texto são primordiais para a sua compreensão, por isso, devem estar adequadas. Deslizes comuns: Ela está meia triste com a morte do marido (o certo: Ela está meio triste com a morte do marido).

Por: Miriã Lira

Veja também: