Home Resumos de Livros > A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós

A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós

A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, faz contraste com o presente e o passado de Portugal.

Publicidade

O romance realista “A Ilustre Casa de Ramires”, escrita pelo português Eça de Queirós, publicada em 1900, é uma obra tida por muitos como escrita durante o apogeu e amadurecimento literário do autor, no que é chamada sua terceira fase.

Ele faz no livro uma analogia com o que estava acontecendo em Portugal política e culturalmente falando e com o passado histórico do país. Através do personagem principal ele tenta mostrar os valores do passado com os valores atuais considerados falidos. Além disso, Eça de Queirós tenta esclarecer na obra que escrever é uma arte.

Resumo de A Ilustre Casa de Ramires

A história é narrada na terceira pessoa, por um narrador onisciente. O livro se passa em dois tempos, o primeiro é no século XIX, em Portugal, mostrando um país cheio de modernidades, e no segundo vem a chamada novela histórica Torre de Ramires, que acontece no mesmo local, porém no século XII, e tenta mostrar uma Idade Média com um povo heróico.

Na primeira parte, em local chamado Aldeia de Irinéia, começa contando a história do jovem Gonçalo Mendes Ramires, que vinha de uma família nobre de tradições e agora via sua família falida economicamente e moralmente.

Livro A Ilustre Casa de RamiresRamires então busca meios fáceis de conseguir dinheiro e deixa de lado toda ética e moral que um dia teve sua família e entra para a política. Ao mesmo tempo ele começa a escrever uma novela histórica sobre sua família, tendo como inspiração a torre de Ramires, um poema escrito por um tio. A história é sobre um antepassado chamado Tructesindo Ramires.

Conforme o tempo passa, Gonçalo Ramires começa a ter crises com relação a sua honra e honestidade e tudo aquilo ao qual sua família um dia defendeu, ele agora na política havia perdido e desonrando seus ancestrais. Então um dia, abandona o emprego e viaja para a África, onde depois de alguns anos retorna economicamente estável e um novo homem. Em paralelo narra-se a história de sua irmã Gracinha Ramires que se casa com o inocente Barolo. O inimigo de Gonçalo, André Cavaleiro tenta seduzir gracinha.

Na segunda parte narra-se a história da Torre de Ramires, narrada no século XII, fazendo uma volta ao passado. O personagem principal é Tructesindo Mendes Ramires, um homem rígido, íntegro e audaz. Ele busca vingar a morte de seu filho Lourenço, que foi morto em uma emboscada armada por Lopo de Baião, considerado inimigo da família.

Veja outros resumos de livros do autor: