Home Resumos de Livros > Macário – Álvares de Azevedo

Macário – Álvares de Azevedo

Macário é uma grande obra literária do romancista Álvares de Azevedo.

Publicidade

Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852), foi um grande escritor do Romantismo, mais precisamente da segunda geração do romantismo. Brasileiro, foi responsável por escrever grandes obras literárias como Noite na Taverna. Entre suas obras está “Macário”, publicada em 1855. Todas as suas obras foram publicadas postumamente, já que Álvares de Azevedo teve uma morte prematura em 1852, com 21 anos.

A obra Macário é considerada uma peça de teatro, e ao mesmo tempo uma narrativa talvez com certo caráter pessoal. Ela é dividia em dois episódios, e conta a história de Macário, um jovem que tem um encontro com satã, e debate pensamento de amor com seu amigo Penseroso. Uma obra considerada por muitos críticos como muito dramática, para alguns é tida como genial, e para outros é vista como extravagante e sem sentido. O fato é que esta é uma obra clássica que deve ser lida por todo brasileiro.

Primeiro episódio

Na primeira parte do livro ou peça, Macário é um jovem rapaz estudante que segue em direção à cidade para estudos. Ele está em uma estalagem, bebendo e mal tratando a atendente do estabelecimento, sendo grosso ao pedir bebida criticando seu serviço. Então chega um desconhecido que o observa, e eles começam a conversar.

Publicidade

Eles falam sobre poesia, paisagens, o amor ideal, mulheres. No final da conversa o desconhecido revela ser Satã. Macário não se espanta e diz que procura por ele há alguns anos. Satã o chama para fazer uma viagem. O destino é uma cidade poluída cheia de prostitutas. Uma clara crítica de Álvares de Azevedo a São Paulo, cidade descrita em sua história.

Livro MacárioSatã conta que amor e morte estão sempre unidos. Eles chegam a um cemitério e Macário adormece, tem um pesadelo com uma mulher pálida que beijava cadáveres. Ao acordar Satã diz que é sua mãe que está sendo atormentada no inferno. Macário fica com raiva e o expulsa e depois acorda atordoado na estalagem, pensando que tudo não passou de sonho, porém ao olhar no chão vê pegadas de bode queimado. E assim termina a primeira parte.

Segundo episódio

Já no segundo episódio Macário está na Itália e encontra em um primeiro momento uma mulher que embala o filho morto. Depois ele encontra seu amigo Penseroso, que debate infinitamente sobre o amor e Macário em contradição apenas debate sobre a morte.

Macário o critica sobre ele pensar apenas no amor, um dia Pensoroso decide se suicidar com veneno, no mesmo dia em que encontra depois de ter ingerido o líquido uma mulher que afirma amá-lo. Por fim, Satã busca Macário para irem a uma orgia e os dois saem juntos. A última parte é uma reflexão sobre a morte do próprio Macário.

O final do livro lembra vagamente o fim de A noite na Taverna.