Home > Biologia > Animais

Animais

A ciência dos animais é chamada de zoologia (do grego zoon, animal; logos, estudo). Em razão da grande biodiversidade existente entre os diversos reinos , torna-se importante a utilização de certos critérios para podermos diferenciar os animais de outros seres vivos.

Forma de nutrição: Todos os animais são heterótrofos, ou seja, diferentemente das plantas, não produzem seu próprio alimento. Eles dependem de outros seres vivos para a obten­ção dos seus nutrientes.

Características estruturais: Todos os animais são pluricelulares, possuindo diversos tipos de células especializadas na execução de determinadas funções. Suas células são eucarióticas e desprovidas de parede celular.

Movimento: A maioria dos animais possui mobilidade de certas partes do organismo ou do corpo inteiro. Essa movimentação ocorre devido à contração das células musculares.

Reprodução: Normalmente formam descendentes por meio da reprodução sexuada.

Atualmente, mais de um milhão de espécies animais já foram descritas e classificadas. Essa classificação torna possível o agrupamento dos animais de acordo com as características comuns que apresentam.

Os filos dos animais e suas características:

Poríferos : Aquáticos, fixos ao fundo e imóveis. Embora pluricelulares, não formam tecidos. Corpo esponjoso.

Cnidários : Aquáticos e com células urticantes (cnidoblastos). Não formam órgãos complexos.

Platelmintos : Vermes de corpo achatado. Vida livre ou parasitas.

Nematelmintos : Vermes de corpo liso e cilíndrico. Vida livre ou parasitas.

Anelídeos : Vermes de corpo anelado. Vida livre em solos úmidos ou aquáticos. Poucos parasitas.

Artrópodes : Corpo segmentado e apêndi­ces articulados (patas, antenas).

Moluscos : Corpo mole e viscoso e em geral dentro de uma concha calcária.

Equinodermos : Exclusivamente marinhos. Corpo com espinhos.

Cordados : Presença de notocorda (eixo de sustentação) em algum estágio de vida. Nos verte­brados a notocorda é substi­tuída pela coluna vertebral.

Artigos sobre os animais:

Dinossauros

Representação de um dinossauro

São os fósseis que mais despertam a curiosidade humana. No grupo dos dinossauros, havia de titãs carnívoros e herbívoros a …

Leia mais

Como as aves podem voar

O voo de uma ave

Muitas das características das aves relacionam-se, direta ou indiretamente, ao voo. Elas estão adaptadas, tanto estru­tural como funcionalmente, a fim …

Leia mais

Mosca Doméstica

Inseto da ordem Diptera, subordem Cyclorrhapha, família Muscidae. A espécie mais comum é a Musca domestica. O corpo é dividido …

Leia mais

Morcego

Os morcegos são animais do filo Chordata, classe Mammalia, subclasse Theria, infraclasse Eutheria, ordem Chiroptera, subordem Microchiroptera, sendo as família …

Leia mais

Abelha

Abelha

A abelha que comumente conhecemos, a Apis mellifera, é uma espécie europeia, domesticada, produtora de mel e cera. Alimentam-se do …

Leia mais

Libélula

Libélula

As conhecidas libélulas, ou lavadeiras, são insetos pertencentes a ordem Odonata. No Brasil há apenas duas subordens com várias famílias …

Leia mais

Aracnídeos

Os aracnídeos são artrópodes que vivem em ambientes terrestres. Muitos deles são carnívoros e predadores, como aranhas e escorpiões, comendo …

Leia mais

Lacraias

Lacraias

As lacraias são também conhecidas como centopeias, pertencem ao grande grupo dos artrópodes e é encontrada em regiões tropicais (úmidos), …

Leia mais

Tudo Sobre as Aves

As aves são animais vertebrados e homeotérmicos, cuja a principal característica é a presença de penas. São bípedes, pela transformação …

Leia mais

Insetos

Insetos

Na classe dos insetos, pertencente ao filo dos artrópodes, existe cerca de um mi­lhão de espécies conhecidas. O su­cesso evolutivo …

Leia mais

Cetáceos

Os golfinhos e baleias são o grupo de mamíferos melhor adaptado à vida aquática. Os membros anteriores transformaram-se em remos, …

Leia mais

Beija-Flor

O beija-flor é considerado uma das aves mais bonitas que existe. Alguns outros nomes pelos quais o beija-flor é conhecido …

Leia mais

Ácaro

O Ácaro é um animal invertebrado pertencente ao filo Arthropoda, subfilo Chelicerata, classe Arachnida, ordem Acarina, sendo que os indivíduos …

Leia mais

Comunicação Animal

Há inúmeras formas de comunicação no reino animal. As baleias emitem sons continuamente e alguns são captados a dezenas de …

Leia mais

Répteis

Os répteis evoluíram dos anfíbios a aproximadamente 350 milhões de anos, mas os primeiros surgiram há 320 milhões de anos. …

Leia mais

Crustáceos

Os crustáceos são animais artrópodes, em sua grande maioria aquáticos, entre eles, os camarões, os caranguejos, os siris, o tatu-bola …

Leia mais

Feiticeiras

Veja as características desse animal bastante estranho, as feiticeiras: Ambiente – marinhos de grandes profundidades (bentônicos, demersais), se limitam a …

Leia mais

Recifes de Corais

Recife de Corais

Os cnidários são responsáveis pelas formações rochosas conhecidas como recifes de corais, um dos mais importantes ambientes dos mares que …

Leia mais

Peixes

Anatomia de um peixe

Os peixes são pertencentes à classe dos animais vertebrados, ou seja, que possuem vértebras. Eles possuem ossos e cartilagens e …

Leia mais

Planária

Planária

A Planária é um verme de corpo mole pertencente ao filo dos Platelmintos, classe Turbellaria, ordem Seriata, subordem Tricladida, com …

Leia mais

Ninhos de Pássaros

Preservação da espécie é um impulso dominante entre animais; sem essa condição básica, toda a fauna se extinguiria. Mas é …

Leia mais

Morsa

A morsa é um mamífero pinípede marinho, típico das águas geladas, polares e subpolares, cujo nome científico é Odobenus rosmarus. …

Leia mais