Hemácias, Leucócitos e Plaquetas - Glóbulos Sanguíneos

É no plasma sanguíneo que se encontram dissolvidos os elementos figurados: hemácias ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas. 

Hemácias ou eritrócitos

Cada hemácia, mais popularmente conhecida como glóbulo vermelho, apresenta uma forma discóide achatada e com uma cavidade de cada lado na região central (bicôncava), devido à perda do núcleo durante a sua formação. Nos mamíferos são células anucleadas e praticamente sem nenhuma outra organela celular, apresentando apenas um citoplasma com elevada concentração de hemoglobina, um pigmento avermelhado que dá cor ao sangue e é responsável pelo transporte dos gases respiratórios.

HemáciasMicroscopia eletrônica e óptica de hemácias de mamíferos

O número médio de hemácias na espécie humana é de 5 milhões por mm3 de sangue. O seu tempo de vida é de, aproximadamente, 100 dias. Por isso, o tecido hematopoético tem de estar em constante atividade para repor as hemácias envelhecidas que são retiradas da circulação pelo fígado e pelo baço.

A diminuição do número normal médio de hemácias, e consequente redução da taxa de hemoglobina, caracteriza a chamada anemia. Um aumento do número de hemácias acima da média também pode ser observado principalmente quando um indivíduo que vive ao nível do mar passa a viver em uma região de altitude muito elevada. A menor concentração de oxigênio disponível nessa região faz com que o organismo produza um maior número de hemácias para suprir as necessidades de oxigênio dos tecidos. Esse fato é muito comum com atletas que vão disputar competições em regiões de altitudes muito elevadas. Para um bom desempenho é necessário passar por um período de adaptação.

Leucócitos

Os leucócitos ou glóbulos brancos são células nucleadas e apresentam formas variadas. Os mais numerosos no nosso sangue são os neutrófilos que juntamente com os macrófagos realizam a fagocitose, como forma de defesa celular. A fagocitose consiste no englobamento de partículas sólidas, que são estranhas ao nosso organismo. Um outro tipo importante de leucócito é o linfócito, responsável pela produção de anticorpos que são proteínas de defesa.

Alguns leucócitos são ainda capazes de realizar a diapedese, ou seja, conseguem atravessar a parede do vaso sanguíneo, para fazer defesa nos demais tecidos.

Leucócitos - fagocitose
Esquema da fagocitose

Plaquetas

As plaquetas ou trombócitos não são células, são apenas fragmentos celulares, originadas de células da medula óssea que atuam na coagulação do sangue.

Quando um vaso sanguíneo é lesado, as plaquetas aderem à região e secretam uma enzima chamada de tromboplastina, responsável por desencadear o processo de coagulação sanguínea. A tromboplastina vai ativar uma proteína presente no plasma e originada no fígado que é a protrombina. Esta quando ativada pela tromboplastina na presença de cálcio e de vitamina K se transforma em trombina, uma enzima que vai agir sobre uma outra proteína presente no plasma e também produzida no fígado que é o fibrinogênio. O fibrinogênio quando é ativado pela trombina se transforma em uma outra proteína fibrosa, chamada de fibrina, que vai obstruir a passagem do sangue, formando uma espécie de rede que impede a saída dos elementos figurados do sangue, formando assim o coágulo sanguíneo.

Plaquetas

Esquema da coagulação mostrando um vaso rompido e uma rede de fibrina, impedindo a saída de hemácias, leucócitos e plaquetas, formando o coágulo.

Por: Renan Bardine, em 12/06/2012


Veja também:



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o